Notícias

A reunião mensal discutiu temas que estão na pauta do dia dos gestores

Durante toda a quinta-feira (22), os Apoiadores da Rede Colaborativa estiveram na sede do COSEMS para reunião mensal do projeto. A coordenadora da Rede, Virgínia Justa, conduziu o encontro que contou com a presença da secretaria executiva da entidade, Cacau Queiroz.

O I Encontro Estadual da Atenção Primária à Saúde, que será promovido pelo Núcleo de Atenção Primária (NUAP/SESA), nos dias 26 e 27 deste mês foi um dos temas discutidos pelo grupo. A Rede deve compor a mesa de abertura do evento, junto a representantes do CONASS e DAB/MS. A participação dos apoiadores ainda será marcada por outro momento junto ao NUAP, no qual se fará a avaliação do projeto QualificaAPSUS e critérios para instituição do Selo Bronze, que deverá acontecer no mês de junho.

A agenda anual de alimentação dos instrumentos de gestão 2018 também foi discutida pelo grupo. Nesta perspectiva, o grupo atentou para os Planos Municipais de Saúde (elaboração e adequações) considerando o prazo final de 30 de abril para revisão deste, assim como da Programação Anual de Saúde, LDO e Plano Plurianual.

No âmbito regional e macrorregional os apoiadores estarão elaborando um planejamento com as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), afim de fortalecer a governança macrorregional.

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro o Núcleo de Atenção Primária (NUAP/SESA) promoverá o I Encontro Estadual da Atenção da Primária à Saúde, em Fortaleza

Na tarde desta terça-feira (20), a coordenadora da Rede Colaborativa, Virgínia Justa, se reuniu com a supervisora do Núcleo de Atenção Primária NUAP/SESA e equipe para apresentar sugestões e demandas municipais visando o aprimoramento e alinhamento da programação do I Encontro Estadual da Atenção Primária à Saúde, promovido pelo NUAP, que acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza.

O evento terá como objetivo debater temas relevantes da Atenção Primária como o PMAQ, nova PNAB, Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS), e-SUS AB, entre outros. O público-alvo serão coordenadores municipais de atenção primária à saúde e responsáveis técnicos pela atenção primária nas coordenadorias regionais de saúde. Virgínia Justa será debatedora no Painel “A Política Nacional da Atenção Básica”, na tarde do dia 26.

Serviço:
I Encontro Estadual da Atenção Primária à Saúde
Dias 26 e 27 de fevereiro
Público-alvo: coordenadores municipais de atenção primária à saúde e responsáveis técnicos pela atenção primária nas coordenadorias regionais de saúde
Informações com NUAP: (85) 3101-5155

O XVII Congresso do COSEMS será realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio

 

Na última quinta-feira (1), o COSEMS esteve em Iguatu, sede do XVII Congresso da entidade, para dar seguimento aos preparativos do evento a ser realizado nos dias 23 a 25 de maio. O secretário de saúde do município anfitrião, Marcelo Sobreira; a secretaria do gabinete, Lícia Neves; além do secretário de saúde de Quixelô e também secretário de articulação interinstitucional do COSEMS, Rilson Andrade, receberam membros da equipe organizadora para apresentação da cidade e discussão dos possíveis locais para realização do evento. A divulgação do local, programação científica, palestrantes e outros detalhes do Congresso serão divulgados a partir de março.

Quixelô

Também na quinta-feira (1), a Secretaria de Saúde de Quixelô participou da festa de Inauguração do Centro de Lazer Padre Agostinho, promovida pela Prefeitura local, como parte da programação alusiva aos 33 anos de emancipação política do município.

Na ocasião a SMS montou uma barraca para realização de atendimentos básicos, teste de glicemia, aferição de pressão, distribuição de preservativos e kits educativos e de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, as crianças participaram de jogos lúdicos com a temática de combate ao mosquito. Durante toda a semana foram realizados diversos atendimentos médicos especializados, tais como Ginecologia, Mastologia, Otorrinolaringologia e Urologia, além de exames de Ultrassonografia e Endoscopia.

O evento contou com as presenças da prefeita Fátima Gomes; senador José Pimentel, deputado federal, José Airton; deputada estadual, Miriam Sobreira e secretário de saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, além do secretário de saúde de Quixelô, Rilson Andrade.

 

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Durante três dias, evento mobilizou gestores e universitários puderam discutir vários pontos da saúde pública estadual e nacional

       Durante os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, a secretaria de saúde de Santa Quitéria em parceria com a prefeitura municipal, promove a I Jornada de Saúde, que traz o tema: “O Cuidado Integral ao Usuário do SUS”. Durante os três dias de encontro, estiveram presentes secretários, técnicos em saúde, políticos, representantes da 11ª Regional e a população local. O COSEMS/CE se fez presente através da apoiadora Sibelly Mourão.

 

      Entre os assuntos discutidos, estiveram a nova PNAB, Humanização no SUS, Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Matriciamento no Âmbito do SUS, Saúde Bucal, AF, Saúde Mental. Além desses, outros assuntos como a Saúde do Idoso e RIS estiveram em pauta, onde cerca de 220 participantes puderam acompanhar diariamente. “A jornada foi pensada para atualizar os profissionais de saúde em um momento delicado de mudanças na saúde pública a nível estadual e nacional”. Relatou Ana Patrícia, secretária de saúde de Santa Quitéria.

  

 

Informações: Sibelly Mourão (apoiadora do COSEMS/CE); SMS de Santa Quitéria

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Divididos em quatro pontos no Estado, gestores, técnicos, apoiadores participaram e tiraram dúvidas acerca do tema

 

       Na tarde da última quinta-feira (01), o CONASEMS promoveu uma videoconferência em todo Brasil acerca da Portaria Nº 3.992, de 29 de dezembro de 2017, e o COSEMS/CE, em uma ação inovadora, em parceria com a SESA, proporcionou a abertura de quatro pontos de acesso no Ceará para a transmissão, divididos nas regiões do Cariri, Norte, Sertão Central e Fortaleza.

      Entre os presentes, estiveram secretários e representantes de doze municípios:  Beberibe, Chorozinho, Pacajus, Guaiuba, Fortaleza, Ocara, Horizonte, Pindoretama, Frecheirinha, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Pentecoste. O COSEMS/₢E esteve foi representado pelo presidente da entidade, Josete Tavares e pela coordenadora da Rede Colaborativa no Estado, Virginia Justa.

     "A iniciativa elaborada para os apoiadores da Rede Colaborativa tomou a dimensão macrorregional, oportunizando aos nossos gestores um momento de esclarecimento operacional sobre o que está acontecendo neste contexto. Conversei com nossos apoiadores e, por unanimidade, decidimos viabilizar a participação dos envolvidos neste processo, que não são apenas secretários municipais. Por mais que o apoiador tenha a confiança dos secretários, atualmente ele não retrataria com tanta propriedade as reais necessidades de esclarecimentos. O apoio do COSEMS/CE foi fundamental. Mobilizamos gestores, ampliamos para as Coordenadorias Macrorregionais e a repercussão foi super positiva!" relatou Virginia Justa, Coordenadora da Rede Colaborativa no Ceará. 

    Na capital cearense, o COSEMS/CE reservou um auditório no IPREDE para que os gestores de Fortaleza e região metropolitana pudessem comparecer para esclarecimentos e tira-dúvidas sobre a nova portaria, estabelecida no final de dezembro. No total, cerca de 50 participantes puderam acompanhar em todo o Estado a videoconferência do CONASEMS. Segundo Sharliane Monteiro, secretária de saúde de Pindoretama: “O COSEMS/CE está de parabéns, sempre inovando e promovendo para nós, secretários, a oportunidade de estarmos ampliando nossos conhecimentos. Nesse evento, a gente teve a oportunidade direta com o Júnior, a Blenda, que são pessoas de referência do CONASEMS com relação à conta única. O fato de abrir para nós, secretários, foi muito bom! Pois nós tivemos oportunidade de trazer contadores, técnicos, tesoureiros, para que juntos possamos estar atentos neste avanço no SUS”, exaltou Sharliane.

Depois do sucesso alcançado entre os participantes, a ideia é promover novos acessos descentralizados a este tipo de conteúdo.

  

Veja como foi a recepção nas outras Regiões do Estado

 

Sobral

Mobilizada pela apoiadora do COSEMS/CE, Sibelly Mourão, o encontro na Região Norte do Estado reuniu os participantes para que pudessem acompanhar a iniciativa do CONASEMS. "A ideia de descentralização da transmissão da videoconferência, como mais um instrumento de educação permanente, teve uma grande importância, na medida em que oportunizou trocas de experiências, interatividade e compartilhamento de informações sobre a portaria 3.992 com coordenadores, apoiadores, gestores e técnicos. Fomentou o diálogo e o suporte dado aos gestores através de seus apoiadores. Que possamos cada vez mais explorar ações com essa!", comentou Sibelly Mourão, apoiadora da Macro Norte.

 

        

  Juazeiro do Norte

         Na Região do Cariri, o município de Juazeiro do Norte recebeu 20 gestores e técnicos para acompanhar a transmissão da videoconferência.  "O CONASEMS vêm proporcionando momentos riquíssimos em suas videoconferências, a exemplo da última onde foi abordada a Portaria n° 3.992, com as novas regras em relação ao financiamento e a transferência de recursos federais. Foi um momento para o esclarecimento de dúvidas e aproximação maior com os COSEMS, gestores e apoiadores, que buscam fortalecimento nas experiências de suas realidades. Ficamos surpresos com a quantidade de participantes que estiveram presentes na videoconferência, por isso, tivemos que solicitar o auditório da 21° CRES, onde registro aqui nossos agradecimentos a coordenadora Geórgia, que nos cedeu o espaço para a transmissão, e a todos das CRES do Cariri que unem forças junto aos apoiadores. Nossos agradecimentos a todos", disse Neidjane Vásques, apoiadora do COSEMS na Macro Cariri.

 

 Quixadá    

        Na Macrorregião Sertão Central, a videoconferência foi realizada no município de Quixadá. "Todos os secretários foram mobilizados. Eles ficaram gratos pela iniciativa de descentralizar este tipo de discussão tão importante para os municípios, com oportunidade de conhecimento. Foi um momento muito importante para aumentar o vínculo entre COSEMS, municípios e apoiadores" falou Alberto Barreto, apoiador da Região.

 

 

 

 

 

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

Subcategorias