Notícias

 

 

 

Evento promovido pelo CESAU contou com a presença de conselheiros, agentes e secretários municipais de saúde

Durante a manhã desta terça-feira (14), o auditório da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Waldir Arcoverde, foi palco para uma ampla discussão sobre as mudanças que foram pactuadas na nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Compuseram a mesa de debate, o coordenador da Atenção Básica do Ministério da Saúde Dirceu Klitzke; o coordenador da COPAS, Ivan Rodrigues; o representante do GT de Revisão da PNAB no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Evanilson Torres, além do presidente do COSEMS, Josete Tavares.

Com um público bem diversificado, formado por secretários de saúde, representantes da APRECE, OAB, agentes comunitários de saúde e endemias, o evento teve início com a apresentação do quadro atual da Atenção Básica, as formas de financiamento e a dinâmica que vem sendo implantada com relação ao PMAQ.

Dirceu Klitzke expôs os principais desafios para melhoria nos processos da Atenção Básica, como consolidar a estruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a garantia do financiamento tripartite, a ampliação do acesso, da qualidade e resolutividade. Os investimentos no QualificaAPSUS Ceará, com destaque para as  capacitações profissionais, foram apresentadas pelo coordenador da COPAS, Ivan Rodrigues.

Já o representante do CNS criticou a forma como a nova PNAB foi construída. Segundo ele, faltou uma maior discussão entre as esferas federais, estaduais e com os conselhos descentralizados por todo o país. Para o encerramento da primeira mesa de debate, Josete Tavares trouxe à tona os principais fatores que fortalecem a importância de se reestruturar a PNAB que, teve sua última atualização em 2011.

Durante o decorrer do dia, ainda foram discutidos o Novo Modelo de Financiamento do SUS, além da Elaboração de Manifesto e Encaminhamento.

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.