Notícias

 

 

 

Encontro que aconteceu no auditório Waldir Arcoverde, reuniu gestores e técnicos para discutir, entre os temas, a Assistência Farmacêutica e as Cirurgias Eletivas

Aconteceu na última sexta-feira (29), a penúltima Reunião Ampliada do COSEMS de 2017, realizada no auditório Waldir Arcoverde, na SESA. Vários assuntos estiveram em pauta na reunião, como as Cirurgias Eletivas. Na ocasião foi debatida a plataforma criada pelo Governo Federal, que visa dar agilidade para o atendimento de pacientes que estão na fila de espera na central de regulação. De acordo com a proposta os mesmos deverão ser inseridos neste sistema, para que o secretário de saúde possa posteriormente prestar contas desses serviços.

Outro ponto bastante discutido na Reunião Ampliada, foi a PPI da Assistência Farmacêutica. “Todos os debates foram importantes. A Assistência Farmacêutica já está em planejamento e programação para 2018, onde a gente tem uma responsabilidade muito grande, porque quando tem um medicamento, ninguém sente falta. Quando deixa de existir (a presença do medicamento), vira uma cadeia que desenrola para todo mundo, desde o secretário de saúde, prefeito, governador. Só quem se prejudica é a população. Então, essa é a hora ideal pra gente se planejar e se preparar para 2018”, comentou Pollyana Calou, secretária de saúde de Barbalha.

Sobre a falta de medicamentos, Karla Geanny, secretária de saúde de Tabuleiro do Norte foi enfática “Alguns itens não chegam aos municípios e isso acaba gerando uma demanda judicial tremenda nas cidades e na população. No entanto, nesta reunião foi explicado os reais motivos disso acontecer. Primeiro,  a burocratização na saúde. Segundo, a desistência de alguns fornecedores para alguns itens. Agora que foi esclarecido, deu pra gente visualizar como responder aos anseios dos municípios ’’, ponderou.

No momento da tarde, também no mesmo auditório, foi realizada a 12ª Reiunião Extraordinária da CIB, que deu continuidade às discussões sobre a Assistência Farmacêutica, como também trouxe o debate sobre a PGASS, os pagamentos administrativos da CORAC, informes sobre as últimas alterações nas Câmaras Técnicas e o credenciamento na Estratégia Saúde da Família.

 

 

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.