Agenda

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

Duas turmas formaram profissionais para atuarem como facilitadores regionais nas cinco macrorregiões do estado

Encerrou nesta terça-feira (5), a Capacitação Complementar Estadual sobre Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde, realizada em duas turmas com o objetivo de formar profissionais para atuarem como facilitadores regionais do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS Ceará). O COSEMS esteve representado pela secretária executiva, Cacau Queiroz.

Os profissionais da COASF detalharam os três componentes que compõem a Política Nacional da Assistência Farmacêutica: básico, estratégico e especializado. Para a supervisora desta coordenadoria, Ana Kelly, é necessário uma AF focada no paciente e interligada com as demais áreas da saúde, que requer um profissional mais atento a outros fatores externos ao seu ambiente direto de atuação. Ela discursou sobre a posição da Assistência Farmacêutica na estrutura organizacional das Redes de Atenção, com base nas proposições de Eugênio Villaça.

Outro destaque dado pela supervisora foi a importância de entender o funcionamento da Curva ABC de medicamentos. Ainda foi salientado para o público, a necessidade dos profissionais farmacêuticos se aproximarem dos gestores e participarem dos ambientes de decisões como as reuniões das Câmaras Técnicas, CIR, CIB e ainda detalhou o processo de seleção da lista de medicamentos essenciais de cunho nacional (Rename), estadual (Resme), municipal (Remune), assim como a programação para 2018.

Já o farmacêutico generalista, Alisson de França, apresentou o componente estratégico da Assistência Farmacêutica, informando que a próxima distribuição da Penicilina Benzatina 1.200.000ui deve ocorrer em janeiro de 2018. O remédio foi incorporado na lista de medicamentos essenciais neste ano, devido ao aumento dos casos de sífilis no estado. Na ocisão foi dito que a COPAS, CORES e COPROM já estão elaborando um plano estadual para enfrentamento deste cenário.

Por fim, o evento trouxe experiências bem-sucedidas de municípios cearenses com o uso do sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica, o Hórus.

As apresentações utilizadas na capacitação serão disponibilizadas em breve.

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


Facebook

Flickr

IMG_5019

Carregando script e Flickr images

Youtube

Sustentação