Notícias

 

 

Após a abertura foi realizada Reunião Ampliada com secretários dos municípios participantes. O evento acontece até amanhã (8). 

O I Seminário Regional de Prevenção de Doenças Não-Transmissíveis: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Obesidade, teve início na manhã desta quarta-feira (6), no município de Jaguaribara, com a presença do prefeito Joacy Alves; vice-prefeito, José Nunes; e autoridades locais. Cerca de 150 profissionais e gestores da saúde na Atenção Básica dos onze municípios que compõem a 10ª CRES participam do evento que segue até amanhã.

O presidente do COSEMS/CE, Josete Tavares, participou da solenidade de abertura e destacou “a ousadia e o entusiasmo” da secretaria de saúde de Jaguaribara que de forma pioneira no Ceará realiza este tipo de evento, através de recursos conquistados por edital da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

A anfitriã do evento, secretária de saúde, Ianny Dantas, agradeceu o apoio da prefeitura e outras secretarias que se envolveram no projeto, aos secretários pela liberação dos profissionais e ao apoio da diretoria e equipe técnica do COSEMS. “Nós não temos como não nos emocionar com a realização deste evento”, comentou na abertura.

Para a secretária, o evento é uma oportunidade para compartilhar conhecimento com os profissionais da Atenção Primária. “Acreditamos que os profissionais capacitados com a temática hipertensão arterial, diabetes e obesidade, vão poder trabalhar na promoção e prevenção da saúde para evitar esses agravos e suas consequências. Isso refletirá na redução da morbimortalidade dessas doenças crônicas na Região”, pontuou.

Na programação estão inclusas palestras com mestres e doutores da área que irão apresentar análises de estudos mais atualizados sobre a temática, diagnósticos, a importância da intersetorialidade e da integralidade no tratamento, além de outros debates mais urgentes. O evento encerra nesta sexta-feira (8), com um momento de compartilhamento de experiências.

Reunião Ampliada

Por ocasião do evento, o COSEMS realizou Reunião Ampliada com os secretários da 10ª região de saúde, na sede dos Agentes Comunitários de Saúde de Jaguaribara. Participaram do encontro 12 secretários de saúde dos municípios, além do presidente do conselho Josete Tavares; a vice-presidente, Sayonara Cidade, e o secretário de articulação interinstitucional, Rilson Andrade.

A secretária de Jaguaribe e vice-presidente regional, Zuleide Amorim, exaltou a realização do evento e a Reunião descentralizada. “Essa iniciativa do COSEMS em se aproximar das Regiões de Saúde, em muito otimiza os obstáculos das distâncias que separam os municípios da capital, facilitando a nossa participação nas reuniões, fortalecendo vínculos com a instituição e prestigiando as regiões", comentou.

Na oportunidade foram apresentadas as demandas dos gestores locais e debatidas a gestão colegiada regional, o Projeto Apoiadores, cirurgias de urgência e emergência, além da situação da traumatologia no Ceará, ponto que deverá está na pauta da Reunião Ampliada, do próximo dia 15.

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.