Notícias

O Cosems/CE participou da ação, realizada no último dia 02 de dezembro, sendo representado pela vice-presidente, Sayonara Moura.

A sexta-feira passada, dia 02 de dezembro, foi marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. No Ceará, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, do comandante da 10ª Região Militar, general Teófilo Gaspar, entre outras autoridades, fizeram vistoria em residência e lançaram a mobilização de combate ao Aedes aegypti no Ceará, na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, em Fortaleza. O Cosems/CE participou da ação, sendo representado pela vice-presidente, Sayonara Moura.

Na ocasião, o secretário Henrique Javi apresentou balanço das ações do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, instituído em dezembro de 2015 pelo governador Camilo Santana. Em sua fala, destacou a atuação de 19,8 mil agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, a capacitação de 3 mil brigadistas que fazem o combate ao mosquito transmissor em órgãos públicos, a borrifação de inseticida em área equivalente a 64 mil quarteirões de cidades de todo o Ceará e a utilização de 5,7 mil rolos de tela para a proteção de caixas d’água. “O Comitê permanecerá, o compromisso social e a parceria também. A batalha contra o mosquito é difícil, mais no dia a dia vamos conseguir vencer”, informou.

Para vencer a guerra contra o Aedes, o general Terófilo Gaspar garantiu o apoio incondicional das Forças Armadas no combate ao mosquito, notadamente nas vistorias em residências para eliminar os focos. “Vamos também realizar palestras sobre prevenção, ministradas por militares, em escolas, além de vistorias nos prédios das Forças Armadas”, complementou o general.

O ministro Marx Beltrão destacou que “o resultado da ação de combate ao mosquito depende que todos os brasileiros cuidem do seu ambiente doméstico e de trabalho. No Nordeste temos uma realidade que nos coloca em alerta por conta dos depósitos utilizados para armazenar água”.

Entrega de veículos

Durante a solenidade, foram entregues para 8 (oito) municípios cearenses veículos FIAT Doblo, tipo Mini Van, destinados ao apoio das ações de campo dos Agentes de Controle de Endemias, no controle da dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Foram beneficiados com a doação do Ministério da Saúde, após analisados critérios de seleção, os municípios de General Sampaio, Paramoti, Itapipoca, Fortim, Icapuí, Jaguaribara, Jaguaribe e Santana do Acaraú.

Os critérios utilizados pelo Estado para definir os municípios selecionados foram as coberturas de visitas domiciliares acima de 80% no primeiro e no quarto ciclo de visitas, estabelecidos no PNEM; Índice de Infestação Predial, abaixo de 1% nos ciclos; realização dos LIRAa preconizados pelos Ministério da Saúde nos meses de abril e julho/2016.