Com grandes nomes do cenário estadual e nacional, programação discutirá os temas mais atuais do panorama da saúde pública no país

No dia 23 de maio, terá início na Universidade Regional do Cariri, o XVII Congresso do COSEMS/CE, que contará com uma programação voltada para o financiamento, gestão, planejamento e atenção básica, com a participação de grandes nomes do cenário estadual e nacional da saúde pública no país.

Na manhã do primeiro dia de evento, acontecerão duas oficinas, a primeira será “Experiências com Bons Resultados de Gestão Consorciada”, que abordará o êxito dos consórcios públicos de Iguatu e Brejo Santo. Logo depois, acontecerá a oficina de “Práticas Integrativas do SUS”, que trará a temática da Acupuntura em formato de Talk Show. No período da tarde, será a vez dos secretários municipais se reunirem na Assembleia geral, com inicio às 14h.

Finalizando o primeiro dia, no começo de noite acontecerá dentro da solenidade de abertura, a Palestra Magna do Congresso, com o palestrante Antônio Carlos Figueiredo Nardi, secretário de saúde do Paraná. Nardi discutirá a gestão e o planejamento no SUS, com a presença dos debatedores Henrique Javi (secretário de saúde do Estado do Ceará) e Nilson Diniz (vice-presidente da APRECE), além de Josete Tavares (presidente do COSEMS/CE) coordenando a mesa. Finalizando a noite, será lançada a 43ª Revista Sustentação, além da cerimônia de premiação da Medalha Dower Cavalcante.

Com o Congresso oficialmente aberto, na manhã da quinta-feira (24), a mesa “Gestão e Planejamento da Saúde: o controle externo, o controle social e a execução orçamentária”, iniciará as atividades para os secretários municipais e congressistas, a partir das 8 horas da manhã. Já no período da tarde, será a vez da mesa “Sistema de Informação em Saúde: monitoramento e avaliação do SUS”, com inicio às 14 horas e término às 17 horas. Finalizando o dia, a partir das 18 horas, acontecerá a mesa apresentação de produtos tecnológicos.

Na sexta-feira (25), último dia do XVII Congresso do COSEMS/CE, a mesa única discutirá o “Financiamento do SUS: caixa único, orçamento impositivo, limite de gastos (EC95) e resolução CIT (37)”, com o início às 8 horas. No período da tarde, em ação inédita, acontecerá encerrando as atividades do Congresso, a reunião extraordinária da CIB, que dentro das pautas, premiará os vencedores dos trabalhos científicos, além da apresentação da Carta de Iguatu. 

Mostra “Ceará, Aqui tem SUS”

Neste ano, foram inscritos oficialmente 139 trabalhos na Mostra, distribuídos nas temáticas “Gestão do Trabalho e Educação em Saúde”, “Gestão, Planejamento e Financiamento no SUS”, “Atenção e Vigilância à Saúde”, “Judicialização, Controle Externo e Participação Popular” e “Assistência Farmacêutica”. Ao todo, 38 municípios enviaram trabalhos.

Para a seleção dos trabalhos que serão apresentados durante o Congresso do COSEMS em Iguatu, de acordo com a coordenadora da Comissão Científica, Francimones Rolim, serão considerados na análise os seguintes critérios: relevância dos resultados, caráter inovador, alinhamento com as diretrizes do SUS e a possibilidade de reprodução da experiência em outros municípios. Todos os trabalhos serão apresentados oralmente, por meio de vídeo ou apresentação lúdica. Cada autor terá o tempo de dez minutos para apresentação. Os premiados ganharão um pacote para o XXXIV Congresso do CONASEMS, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho, em Belém do Pará. 

Feira de Estandes 

A feira de estandes é um espaço onde todos os congressistas se encontram. O COSEMS/CE sempre se destaca proporcionando aos participantes do evento um estande com ambiente acolhedor, cheio de informações importantes e onde os momentos de descontração são marcantes.  Nesta edição, a entidade confirmou 15 parceiros que irão expor suas ações de destaque, cultura, serviços e produtos.

Clique aqui para baixar a programação completa.

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.