O município do Cariri e Fortaleza são finalistas para premiação nacional de práticas em educação permanente de saúde

 

Na última segunda-feira, dia 23, as representantes da comissão avaliadora do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, Fátima Meirelles e Vânia Teixeira, iniciaram as visitas no município do Crato, para conhecer em profundidade as experiências com foco em Educação Permanente desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Essa visitação faz parte da última etapa do processo de seleção para o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, idealizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

O processo onde a Secretaria de Saúde do Crato, juntamente com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Regional do Cariri (URCA), foi selecionada já passou pela aprovação de um projeto, cuja temática é a implantação dos Conselhos Locais de Saúde no município, posteriormente defendido pela enfermeira Duciele Pinheiro para uma banca de doutores em saúde, em Brasília.
Esse projeto tem como objetivo conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, melhorando o processo de trabalho em saúde no SUS. Estão concorrendo a essa premiação diversos estados brasileiros.

Do Ceará, foram selecionados dois projetos, sendo um de Fortaleza, da Secretaria de Saúde do Estado, e o outro do município do Crato. Segundo a Gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) GraduaSUS, Danielle de Norões, as práticas selecionadas para compor o Laboratório de Inovação serão sistematizadas pela equipe que está agora avaliando os resultados das ações implantadas pelo PET-Saúde GraduaSUS, desenvolvido por docentes que são preceptores do PET, coordenadores, tutores e alunos da URCA e UFCA que fazem parte dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Medicina, bem como de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Saiba mais crato.ce.gov.br
Fonte: Prefeitura do Crato