Encontro reuniu gestores e apoiadores na primeira reunião ampliada realizada no auditório Maria Vilauva Lopes

Na última sexta-feira (15), a sede do COSEMS, recebeu cerca de 40 secretários, grupo de apoiadores da Rede Colaborativa e convidados para realização da última Reunião Ampliada de 2017. O encontro conduzido pela Diretoria Executiva, também contou com a presença da secretária executiva da SESA, Lilian Beltrão, que apresentou a situação dos recursos federais do FAEC alocados para os serviços de TRS, após transferência regular e automática aos FMS, considerando a Portaria Nº.2.736/2017.

A gerente da Câmara Técnica do MAPP, Tatiana Braga, alertou para que os gestores fiquem atentos às informações repassadas através de e-mails e para que seja dado início ao plano para 2018. “É importante vocês conversarem com o prefeito e deputados, precisa ter essa articulação anterior, para quando o MAPP for aprovado, já ser em cima da necessidade de vocês”, destacou Tatiana.

Para ter acesso aos documentos relativos ao MAPP basta entrar no site da SESA, clicar em downloads e seguir até o item Câmara Técnica de Gestão do MAPP/Saúde. Veja também o andamento de convênios com o Estado, no portal da transparência transparencia.ce.gov.br


O presidente do COSEMS, Josete Tavares, encaminhou como sugestão a realização de oficinas de capacitação sobre o tema para os técnicos dos municípios e solicitou para a reunião ampliada de janeiro uma repercussão das emendas parlamentares federais sob gestão estadual para aquisição de medicamentos para os municípios.

Outro ponto destacado, foram as inscrições para o Processo de Fortalecimento Institucional Progressivo (FIP), destinado a municípios habilitados no Programa Qualifar-SUS nos anos de 2012, 2013 e 2014, assim como as inscrições para habilitação de novos municípios ao programa. O prazo para ambas encerra amanhã (20). Mais informações neste link.

Ainda houve um momento de discussão da proposta do Ministério da Saúde, que por através de edital, irá credenciar empresas para pôr em prática o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS). Fique por dentro acessando o edital aqui.


CIB

No turno da tarde, na CIB, foi pactuada a atualização dos valores per capta de financiamento da Assistência Farmacêutica básica a ser trabalhado para a PPI-2018. Os valores para Assistência secundária permanecem. Em breve divulgação da resolução.

---

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.