Divididos em quatro pontos no Estado, gestores, técnicos, apoiadores participaram e tiraram dúvidas acerca do tema

 

       Na tarde da última quinta-feira (01), o CONASEMS promoveu uma videoconferência em todo Brasil acerca da Portaria Nº 3.992, de 29 de dezembro de 2017, e o COSEMS/CE, em uma ação inovadora, em parceria com a SESA, proporcionou a abertura de quatro pontos de acesso no Ceará para a transmissão, divididos nas regiões do Cariri, Norte, Sertão Central e Fortaleza.

      Entre os presentes, estiveram secretários e representantes de doze municípios:  Beberibe, Chorozinho, Pacajus, Guaiuba, Fortaleza, Ocara, Horizonte, Pindoretama, Frecheirinha, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Pentecoste. O COSEMS/₢E esteve foi representado pelo presidente da entidade, Josete Tavares e pela coordenadora da Rede Colaborativa no Estado, Virginia Justa.

     "A iniciativa elaborada para os apoiadores da Rede Colaborativa tomou a dimensão macrorregional, oportunizando aos nossos gestores um momento de esclarecimento operacional sobre o que está acontecendo neste contexto. Conversei com nossos apoiadores e, por unanimidade, decidimos viabilizar a participação dos envolvidos neste processo, que não são apenas secretários municipais. Por mais que o apoiador tenha a confiança dos secretários, atualmente ele não retrataria com tanta propriedade as reais necessidades de esclarecimentos. O apoio do COSEMS/CE foi fundamental. Mobilizamos gestores, ampliamos para as Coordenadorias Macrorregionais e a repercussão foi super positiva!" relatou Virginia Justa, Coordenadora da Rede Colaborativa no Ceará. 

    Na capital cearense, o COSEMS/CE reservou um auditório no IPREDE para que os gestores de Fortaleza e região metropolitana pudessem comparecer para esclarecimentos e tira-dúvidas sobre a nova portaria, estabelecida no final de dezembro. No total, cerca de 50 participantes puderam acompanhar em todo o Estado a videoconferência do CONASEMS. Segundo Sharliane Monteiro, secretária de saúde de Pindoretama: “O COSEMS/CE está de parabéns, sempre inovando e promovendo para nós, secretários, a oportunidade de estarmos ampliando nossos conhecimentos. Nesse evento, a gente teve a oportunidade direta com o Júnior, a Blenda, que são pessoas de referência do CONASEMS com relação à conta única. O fato de abrir para nós, secretários, foi muito bom! Pois nós tivemos oportunidade de trazer contadores, técnicos, tesoureiros, para que juntos possamos estar atentos neste avanço no SUS”, exaltou Sharliane.

Depois do sucesso alcançado entre os participantes, a ideia é promover novos acessos descentralizados a este tipo de conteúdo.

  

Veja como foi a recepção nas outras Regiões do Estado

 

Sobral

Mobilizada pela apoiadora do COSEMS/CE, Sibelly Mourão, o encontro na Região Norte do Estado reuniu os participantes para que pudessem acompanhar a iniciativa do CONASEMS. "A ideia de descentralização da transmissão da videoconferência, como mais um instrumento de educação permanente, teve uma grande importância, na medida em que oportunizou trocas de experiências, interatividade e compartilhamento de informações sobre a portaria 3.992 com coordenadores, apoiadores, gestores e técnicos. Fomentou o diálogo e o suporte dado aos gestores através de seus apoiadores. Que possamos cada vez mais explorar ações com essa!", comentou Sibelly Mourão, apoiadora da Macro Norte.

 

        

  Juazeiro do Norte

         Na Região do Cariri, o município de Juazeiro do Norte recebeu 20 gestores e técnicos para acompanhar a transmissão da videoconferência.  "O CONASEMS vêm proporcionando momentos riquíssimos em suas videoconferências, a exemplo da última onde foi abordada a Portaria n° 3.992, com as novas regras em relação ao financiamento e a transferência de recursos federais. Foi um momento para o esclarecimento de dúvidas e aproximação maior com os COSEMS, gestores e apoiadores, que buscam fortalecimento nas experiências de suas realidades. Ficamos surpresos com a quantidade de participantes que estiveram presentes na videoconferência, por isso, tivemos que solicitar o auditório da 21° CRES, onde registro aqui nossos agradecimentos a coordenadora Geórgia, que nos cedeu o espaço para a transmissão, e a todos das CRES do Cariri que unem forças junto aos apoiadores. Nossos agradecimentos a todos", disse Neidjane Vásques, apoiadora do COSEMS na Macro Cariri.

 

 Quixadá    

        Na Macrorregião Sertão Central, a videoconferência foi realizada no município de Quixadá. "Todos os secretários foram mobilizados. Eles ficaram gratos pela iniciativa de descentralizar este tipo de discussão tão importante para os municípios, com oportunidade de conhecimento. Foi um momento muito importante para aumentar o vínculo entre COSEMS, municípios e apoiadores" falou Alberto Barreto, apoiador da Região.

 

 

 

 

 

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.