Evento reúne várias esferas no campo da saúde para propor avanços na Atenção Primária do estado

 

Encerra hoje (27), o I Encontro Estadual da Atenção Primária à Saúde, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA), por meio da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (COPAS), em Fortaleza. O evento conta com a presença do apoiador do DAB/MS, Túlio Sousa. Na abertura, o COSEMS esteve representado pela coordenadora e apoiadores da Rede Colaborativa COSEMS-CONASEMS, além do secretário de saúde de Cascavel, Luís Carlos. Participam do evento, gestores, coordenadores e técnicos responsáveis pela Atenção Primária nos municípios.

Entre os objetivos do encontro, destaca-se as questões orçamentárias, o avanço das Redes de Atenção a Saúde (RAS) e Sistema de Atenção à Saúde (SAS), assim como a estimulação de profissionais da área da saúde para fortalecer cada vez mais a Atenção Primária, principalmente dentro das Universidades, o berço de formação destes profissionais. “Ainda não inventaram outra forma [melhor] que não fosse trabalhar em rede. Eu estou falando do Sistema de Atenção a Saúde (SAS), que é a forma de trabalhar políticas integradas. Hoje nós estamos trabalhando em um projeto do Governo do Estado, que busca informações de toda a população dos municípios cearenses, para que possamos entender como deve ser a estrutura organizacional dessa rede integrada de atenção e um modelo de atenção à saúde”, relatou o representante da SESA, secretário adjunto Marcos Gadelha.

Para os secretários de saúde presentes, este encontro foi de suma importância para visão futura na estrutura da Atenção Básica do estado. “O produto final desse nosso encontro é o fortalecimento da Rede na Atenção Básica, com estado, município e Ministério da Saúde. Isso [o encontro] não é uma avaliação do que já foi feito, e sim, uma avaliação do que nós poderemos implantar nos próximos, com a chegada de novos programas na Atenção Primária. Então, é muito rico esse momento para nós, secretários, como também para os coordenadores de CRES, apoiadores”, exclama Luís Carlos, secretário de saúde de Cascavel.

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.