O COSEMS/CE reuniu mais de 100 participantes que tiveram a oportunidade de sanar dúvidas acerca do Controle Externo e Padrão de Fiscalização do TCE

Na última sexta-feira (9), aconteceu mais uma Reunião Ampliada do COSEMS/CE, desta vez no Auditório da Superintendência do Banco do Brasil, com dois temas chaves: Controle Externo na Gestão Municipal e o Padrão da Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, com os palestrantes José Wellington e Cláudio Reis, respectivamente. O evento recebeu cerca de 120 participantes, entre gestores, técnicos, contadores e apoiadores.

Clique aqui para ver a galeria de imagens no flickr

A primeira palestra, voltada para o Controle Externo na Gestão Municipal trouxe aos participantes a importância da transparência quanto ao manuseio das contas de custeio e investimento dos municípios. O Novo Modelo de Financiamento, que abrange apenas duas contas, uma de custeio e outra de investimento, mais uma vez obteve destaque no quadro das discussões. “Esse novo modelo de financiamento vai ser objeto de controle interno e externo. Vai ser o primeiro ponto pelo hall da instrução normativa que os técnicos da fiscalização irão observar. A classificação correta da receita vai ser primordial nessa nova sistemática de financiamento para a execução dos recursos que são transferidos pelo Ministério da Saúde”, exclamou José Wellington, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O segundo momento foi marcado pela explicação de como o TCE realiza as fiscalizações nos municípios, ressaltando que o site da entidade e o telefone estão sempre de prontidão para dar um suporte e apoio necessário para aqueles que precisarem de informações. “A gente tem vários meios para estimular o controle externo, que são as ouvidorias, que recebe reclamações e consultas diariamente e tenta dar respostas a essas solicitações. Temos também às denúncias que são feitas em outro canal”, explicou Cláudio Reis, representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Opinião

O ano de 2018 está sendo marcado pelo grande número de novos secretários de saúde, que por sua vez, estão buscando junto com o COSEMS/CE uma melhor capacitação. Recém-empossado no município de Mauriti, o secretário de saúde George Macedo participou da sua primeira Reunião Ampliada. “A reunião foi bastante proveitosa com o suporte feito pelo CRC e TCE, que nos passou bastantes esclarecimentos. É um desafio estar à frente desta pasta, mas estamos aí dispostos a dar a nossa contribuição ao município”, falou o secretário.

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.