O presidente, Josete Tavares, foi um dos palestrantes da programação


Na última quarta-feira (11), o Conselho Estadual de Saúde (CESAU) promoveu o Fórum Macro Fortaleza de Conselheiras e Conselheiros de Saúde, reunindo cerca de 100 participantes, no auditório Waldir Arcoverde, da SESA. O presidente do COSEMS/CE, Josete Tavares, foi um dos palestrantes do evento, dialogando sobre “A Contribuição dos Conselhos de Saúde para o Fortalecimento da Gestão do SUS”.

Com uma larga experiência no campo da saúde pública, tendo iniciado no ano de 1993, quando assumiu a secretaria de saúde do município de Aurora, o presidente do COSEMS, pontuou o protagonismo dos conselhos de saúde nas suas gestões e na própria história do SUS, frisando que “várias políticas públicas surgiram a partir da militância destas instâncias”.

Provocado pela fala do presidente, o congelamento dos gastos na saúde pública durante os próximos vinte anos voltou a ser tema de debate. Além disso, ele citou algumas lutas próprias do SUS, como os embates travados com a indústria farmacêutica e como o colegiado de secretários tem buscado se somar nos debates através do respeito às pluralidades e aos sujeitos antagônicos. O fato do campo da saúde pública ser algo bastante criticado pela grande mídia, foi um dos fatores pontuados pelo secretário de Guaiúba que impõem a necessidade de aproximação entre os colegiados e conselhos de saúde.

Tendo em vista a importância da Comunicação como uma das bases de sustentação do SUS, o CESAU realizou último dia 10 abril, o Curso de Capacitação em Comunicação e Mídias Sociais para os Conselheiros Estaduais de Saúde. A iniciativa será replicada nas cinco macrorregiões do Estado. O primeiro município a receber o curso será Juazeiro do Norte, na Macro Cariri, nos dias 24 e 25 de abril. Para mais informações, acesse o site do CESAU.

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.