Evento de três dias discute pautas relacionadas à planejamento e gestão na saúde

Aconteceu ontem (23), o primeiro dia de atividades do XVII Congresso do COSEMS/CE, que este ano tem como temática principal “ Planejamento e Gestão na Saúde”. O evento que acontece no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, em Iguatu, é uma parceria entre COSEMS/CE e a Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretária Municipal de Saúde.

No período da manhã foi realizada a reunião descentralizada do Conselho Estadual de Saúde (CESAU), na qual, mais de 40 membros estiveram presentes. De maneira paralela, no auditório principal, aconteceram as duas primeiras oficinas do Pré-Congresso, sobre as “Experiências com Bons Resultados de Gestão Consorciadas”, onde foram palestrantes Renata Bezerra de Moura e Regiane Braz, que mostraram os impactos positivos que os Consórcios trouxeram para as regiões de Brejo Santo e Iguatu, respectivamente.

Em um segundo momento, foi a vez das “Práticas Integrativas do SUS” ser pauta, através de José Nilson, representante da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) e Daniel Miele,coordenador nacional de práticas integrativas e complementares na saúde do Departamento em Atenção Básica (DAB). Foram abordadas vários benefícios que a acupuntura traz para a população, principalmente através de uma política preventiva. “Melhor do que a doença ser curada é não adoecer. A acupuntura pode ser, sobretudo, preventiva. Uma pessoa que faz acupuntura tradicional com regularidade, ela está tão equilibrada energeticamente, que sua imunidade é suficiente para enfrentar a grande maioria das doenças que nos aflige", comenta José Nilson.

Na tarde do mesmo dia, foi realizada a Assembleia Geral dos Secretários, na qual cerca de 60 participantes estiveram presentes para conferirem a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2018 (janeiro, fevereiro, março e abril). Parceiros da MV Engenharia e Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) também tiveram a oportunidade de fazer uma breve apresentação na reunião. Por fim, três secretários de saúde foram sorteados para participar do XXXIV Congresso do CONASEMS, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho, em Belém /PA.

Abertura

Com um auditório completamente lotado, às 19h30, teve início a abertura oficial do XVII Congresso do COSEMS/CE. Para a composição de mesa, estiveram presentes autoridades dos setores da saúde, políticos e secretários de estado, com destaque para os presidentes do Congresso, Marcelo Sobreira e Josete Tavares; secretário da secretaria especial de Políticas sobre Drogas do Ceará, Will Almeida (representando o governador Camilo Santana); Deputada Estadual, Mirian Sobreira; a secretária adjunta da SESA-CE, Isabel Cristina (representando o secretário da saúde do Estado); o vice-prefeito de Iguatu, Marcos Sobreira; o secretário da saúde do Paraná, Antônio Carlos Figueiredo Nardi e diretores das instituições parceiras URCA e UECE, Ivo Ferreira e Gladeston Leite, respectivamente.

A solenidade foi marcada pela palestra Magna proferida por Antônio Carlos Figueiredo Nardi, que subiu ao palco para falar sobre o tema do Congresso. Além disso, houve o lançamento da 43ª Revista Sustentação, que tem como temática o “Planejamento e Gestão na Saúde”, e da tradicional entrega da Medalha Dower Cavalcante.

 

Revista Sustentação

A edição 43 da Revista Sustentação foi lançada para todos os presentes na solenidade. A edição traz como destaque a entrevista com o secretário de saúde do Estado do Ceará, Henrique Javi, os resultados dos Consórcios Públicos em Saúde, o Projeto Ciclos Temáticos, entre outros.

A revista foi entregue a todos os representantes da mesa, que citaram a importância do exemplar, que neste ano completa 18 anos de existência.  O periódico foi comentado pelos presentes na mesa de abertura, onde frisaram a importância de fortalecer, cada vez mais a publicação.

Medalha Dower Cavalcante

Como já é tradição dentro dos Congressos realizados pelo COSEMS/CE, a noite foi marcada por muita emoção na entrega da Medalha Dower Cavalcante, que homenageou a Escola de Saúde Pública de Iguatu (ESPI), a Deputada Estadual Mirian Sobreira e Antônio Carlos Figueiredo Nardi, secretário da saúde do Estado do Paraná.

A primeira entidade a ser homenageada foi a ESPIguatu, pelo destaque nas ações que vem realizando dentro do município no decorrer dos anos, principalmente na parte de formação de novos profissionais. A medalha foi entregue para a representante da ESPI, Lúcia Vanda. 

A Deputada Estadual e enfermeira, Mirian Sobreira também foi contemplada pelo seu protagonismo no parlamento cearense através de propostas e emendas apresentadas em prol de um SUS mais forte.

Outro bravo lutador do Sistema Único de Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi recebeu a medalha emocionado e ovacionado. No vídeo de homenagem, Antônio Nardi foi agraciado pelas palavras de Mauro Junqueira e Jurandi Frutuoso, além da surpresa de ter esposa e filhos no vídeo. "O coração está muito bom. Passei pela prova de fogo”, agradeceu Antônio Nardi.

 

 

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.