Evento para mais de 200 participantes, marcou a reinauguração das novas instalações da entidade

 

Na manhã desta quarta-feira, foi realizada a celebração de 25 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), no qual foi marcada pela apresentação das novas instalações de infraestrutura e tecnológicas e reforma do auditório da entidade, renomeado de Maria José dos Santos Ferreira Gomes. Entre os presentes, estiveram os secretários adjuntos da SESA, Marcos Gadelha e Izabel Christina, o Deputado Estadual Carlos Felipe, além dos representantes do COSEMS/CE, o presidente, Josete Tavares e a secretária executiva, Cacau Queiroz.

De acordo com o superintendente da ESP-CE, Salustiano Pessoa, durante o primeiro quarto de século vivido pela ESP-CE a proposta sempre foi buscar qualificação profissional para aqueles que atuam no Sistema Único de Saúde e hoje, além disso, busca incluir a população através de uma política preventiva. “Hoje, educar o cidadão para que ele saiba cuidar de si próprio, cuidar do seu semelhante e da sua comunidade é algo fundamental. Se você for trabalhar apenas com medicina curativa, ou seja, com a ponta, você terá um custo que talvez nenhum país do mundo consiga bancar. Então, o grande desafio da escola para os anos que se seguem é exatamente esse, aprimorar sua capacidade de educar o cidadão”, completou.

Na solenidade um vídeo mostrou uma retrospectiva do ano de fundação aos dias atuais, no qual foram apresentados todos os processos de mudança e capacitação dos alunos. A ESP-CE também prestou homenagens a vários parceiros atuantes na história de lutas e conquistas da entidade.  O COSEMS/CE foi um dos homenageados durante a cerimônia com o Selo ESP 25 Anos e esteve representado por Cacau Queiroz, no recebimento da comenda.

O evento ainda contou com a assinatura de um termo de cooperação entre a ESP/CE e a Prefeitura Municipal do Crato, representada pelo vice-prefeito, André Barreto, na qual formaliza a abertura de cursos e capacitações nas modalidades de Educação Profissional para nível médio e superior na área da saúde.

Outros homenageados

 “Falar desta Escola, é falar da vida do SUS e da vida de tantos trabalhadores profissionais da saúde. Eu personifico esta Escola na pessoa que será imortal, Anamaria Cavalcante.” – Izabel Christina, secretária adjunta da Secretaria de Saúde do Estado.

“A Escola de Saúde Pública era uma coisa nova, muito ambiciosa para época. A Escola era um cheque em branco para o SUS. Muita gente não acreditava no SUS, mas a Escola disse que iria formar funcionários e infraestrutura de recursos humanos e a nossa estratégia foi enraizar a Escola na sociedade” Frederico Augusto, primeiro superintendente da ESP/CE (1993).

“Neste momento eu gostaria de fazer um pedido especial. Vinte e cinco anos que a Escola completa mostra que ela existe mesmo, por isso, é importante que ela tenha um quadro próprio. Esse é um presente importante que possa ser dado pela nossa Assembleia Legislativa e Governo do Estado. ” – Carlile Lavor, Diretor da FIOCRUZ/CE.

Foto: Ascom ESP/CE
--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.