Demandas do Hospital Regional e Planejamento Regional Integrado foram pontos centrais nas discussões

Na última quarta-feira (18), o COSEMS/CE promoveu a primeira Reunião Ampliada da Macro Sertão Central, no IFCE de Boa Viagem. O encontro, mais um importante espaço de discussão e fortalecimento das regiões de saúde, contou com a presença de secretários, apoiadores da Rede Colaborativa, assessores e técnicos municipais, totalizando 70 participantes. A vice-presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade, foi palestrante e representante da diretoria executiva.

Veja a galeria de fotos

Na mesa de abertura estiveram a prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira; a secretária executiva da SESA, Lilian Beltrão, Willians vaz, secretário da saúde de Boa Viagem; Marcelo Lima, diretor geral do HRSC; João Paulo, diretor do IFCE de Boa Viagem, além das representantes do COSEMS/CE, Sayonara Cidade e a coordenadora da Rede Colaborativa, Virgínia Justa.

A secretária executiva da SESA, Lilian Beltrão, destacou a importância do evento e motivou os municípios. “Precisamos estar juntos para discutirmos e definirmos o que vamos querer para essa macrorregião. Se nós não estivermos juntos, vamos conseguir ter êxito nessa nossa luta”. Lilian esteve presente durante todo o evento e participou de forma decisiva, principalmente no esclarecimento das questões levantadas pelos gestores sobre regulação e demandas de novos serviços na primeira palestra “O Hospital Regional do Sertão Central no contexto macrorregional: atualidades e perspectivas”, proferida por Marcelo Lima. Lilian ainda apresentou a segunda palestra “Regulação: acesso equânime, racional e oportuno.

A vice-presidente do COSEMS/CE e secretária de Aracati, Sayonara Cidade, também participou de forma ativa nos debates e esclarecimentos. A gestora compartilhou as discussões realizadas na última CIT e Conares, na sua apresentação “Faces da gestão: o processo de regionalização”, enaltecendo o pioneirismo do estado do Ceará no levantamento de questões relacionadas à Regionalização e Planejamento Regional Integrado. “O Ceará sempre parte na frente quando é para assinar, às vezes sem questionar, mas agora estamos questionando. Nós queremos que esteja dentro dos planos, por exemplo, o que nós usamos com os outros estados”.

O secretário da saúde de Boa Viagem, Willians Vaz, agradeceu a participação da vice-presidente da entidade e destacou a importância fundamental da Rede Colaborativa e o empenho do apoiador Alberto Barreto na realização do evento. “Faço um balanço muito positivo desse evento e que essas discussões possam ser fomentadas em outros macros, ou mesmo em outros municípios da nossa macro”.

Encaminhamentos

- Redefinir o fluxo para os pacientes com AVC hemorrágico, de seguimento, pós TC e também para os pacientes com AVC fora da janela.

- Dialogar sobre Emendas do MAPP - Pautar na próxima Reunião Ampliada.

- Análise da capacidade de oferta do HRSC x oferta disponível x o que foi agendado efetivamente x absenteísmo.

- Fortalecer os vice-presidentes das CIRs gerando demandas para ampliada.

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.