Evento de alcance nacional contou com a participação de mais de quatro mil participantes, entre secretários de saúde, técnicos e representantes dos COSEMS de todo país

Teve início na manhã de ontem (25), o XXXIV Congresso do CONASEMS e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Belém/PA. A delegação cearense presente no evento conta com 80 participantes, que se agrega aos quase 5.000 congressistas de todo o país, no Hangar Convenções e Feira da Amazônia.

A 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, aconteceu durante todo o primeiro dia, com a apresentação de 342 experiências exitosas municipais. O estado do Ceará esteve representado com 11 trabalhos. No período da tarde, os apoiadores da Rede Colaborativa de todos os COSEMS compartilharam as principais atividades realizadas no decorrer do último ano. Os apoiadores cearenses apresentaram as contribuições na implantação dos novos Planos Municipais de Saúde, representados pelo apoiador da Região Sertão Central, Alberto Barreto. “Nós construímos um guia, que pudesse nortear as ações de construção do Plano Municipal de Saúde. Levamos esta proposta para as reuniões de CIR, onde foram pactuadas e após essas reuniões, realizamos cinco oficinas regionais, que englobaram as regiões de Tauá, Quixadá, Canindé, Itapipoca e Crato”, relata o apoiador.

Veja a galeria de fotos

Assista à reportagem do primeiro dia

Bodega do Ceará

Após passagem pelo município de Iguatu, a Bodega do Ceará pousou em solos paraenses. Sempre diferente, o cantinho cearense manteve suas raízes na irreverência e trouxe aos congressistas, com o apoio dos secretários municipais de saúde, um pouco do estado para todo o Brasil, através de comidas, bebidas e enfeites típicos das diversas regiões.

“Cada ano a gente tem uma participação maior dos municípios, querendo fazer com que a Bodega fique mais movimentada, que traga a fidelidade do que é uma bodega cearense, para mostrar para o Brasil o que é um espaço genuinamente cearense”, comenta Ângelo Nóbrega, diretor financeiro do COSEMS/CE.

7º Congresso Norte e Nordeste 2019

Dentro da Assembleia Geral, realizada no período da tarde, a cidade de Fortaleza foi eleita  para sediar o 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. A cidade cearense contou com o apoio marcante de parceiros, entre eles, a prefeitura de Fortaleza , com a exibição de um vídeo do prefeito Roberto Cláudio e também do secretário da saúde do Ceará, Henrique Javi, além da presença da secretária adjunta de Fortaleza, Ana Estela.

 

Opinião dos secretários

“Todos os congressos trazem aquela expectativa e o anseio de grandes propostas e esse não está sendo diferente. As apresentações das experiências municipais foram de grande valia, feitas com muito empenho e grandes debates nas apresentações. Quanto a presença dos presidenciáveis, isso é importantíssimo para que eles sintam a necessidade de fortalecimento do diálogo e de propostas futuras.”

Luís Carlos, secretário de saúde de Cascavel

"Vi muitos trabalhos e achei muitos assuntos pertinentes. O que eu pude ver também é que o Ministério da Saúde está sempre presente tentando trazer novas ferramentas para a saúde. A gente percebe também que o Cosems/CE participa ativamente, dando apoio e tentando fazer com que os secretários participem e estejam atualizados."

Silvana Soares, secretária de saúde de Guaramiranga

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.