Temas diversificados e participação de presidenciáveis agrada secretariado cearense

Com a programação ocorrendo em paralelo, o segundo dia do XXXIV Congresso Conasems 2018 e 6º Congresso Norte e Nordeste foi marcado pela extensa programação durante os três turnos. O público teve a oportunidade de acompanhar e debater nas oficinas de trabalho, salas de atendimento, assistir aos webdocs produzidos pelo Conasems e compartilhar experiências nos estandes das mais diversas regiões.

Veja aqui mais fotos na galeria do Cosems/CE

A mesa “30 anos do Sistema Único de Saúde: Responsabilidade e Financiamento na gestão descentralizada” trouxe à tona um dos temas que mais preocupam os gestores e promoveu o debate sobre a crescente responsabilidade dos municípios. “A questão do financiamento é o nó crítico de hoje, com pouco recurso para darmos conta das ações que estão sob nossa responsabilidade”, comentou a secretária de Ipaporanga, Socorro Leitão.

Saiba mais no site do Conasems

Já para o secretário de Tamboril, Rainey Lima, outro ponto alto do Congresso foi a abertura do debate para os candidatos à presidência da república. “Foi uma novidade e uma oportunidade dos presidenciáveis mostrarem suas propostas, o que realmente pensam da saúde pública brasileira, o que torna cada vez mais essa experiência de estar nos congressos um momento relevante”, afirmou o secretário.

Mostra Brasil, Aqui tem SUS

De acordo com a secretária de Juazeiro do Norte e avaliadora da Mostra, Francimones Rolim, a edição deste ano contou com mais de 400 trabalhos inscritos e 60 premiados (1 por região e 1 por temática). “O nível dos trabalhos foram realmente de experiências exitosas de municípios pequenos, então mostra que a diferença e a criatividade é que faz o SUS acontecer nos municípios. Eu considero que a Mostra Brasil foi um sucesso e com certeza de experiências replicáveis em nossos municípios”, exaltou Francimones.

Bodega do Ceará

O segundo dia de Bodega seguiu movimentado. Ao som do bom forró cearense, o espaço foi cercado pelos congressistas, curiosos para degustar e conhecer as iguarias do nosso estado. Diversos sorteios foram realizados durante o dia, presenteando o público nacional com objetos e souvenirs do estado do Ceará e material de promoção do VII Congresso Norte e Nordeste de Secretarias de Saúde que será realizado em Fortaleza, em 2019.

 

--

 Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.