Encontro reuniu gestores, secretários e técnicos municipais

Aconteceu no último dia 10 de agosto, sexta-feira, a reunião das Câmaras Técnicas de Gestão, Planejamento e Financiamento e Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, no qual, discutiram-se os problemas que envolvem a judicialização na Saúde. Compondo a mesa principal, estiveram o secretário de saúde o Estado do Ceará, Henrique Javi; a secretária Executiva da SESA, Vera Coelho; o presidente do COSEMS/CE, Josete Tavares; além da vice-presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade.

Com o encontro realizado no Auditório Waldir Arcoverde, secretários de saúde, gestores, membros do CESAU e outros convidados discutiram a judicialização, principalmente em cima dos efeitos de uma ação judicial vigente, que tramita na Justiça Federal/6ª Vara e tem repercussão direta sobre os serviços de saúde, sobretudo para os hospitais do interior do Estado. De origem, a ação judicial, trata de demanda reprimida para cirurgias ortopédicas de alta complexidade (alto custo). Recentemente, incorporou uma discussão sobre o desempenho dos municípios na produção de serviços de Média Complexidade, sobretudo em razão do baixo registro de produção MAC (Média e Alta Complexidade) nos sistemas SIA (Sistema de Informações ambulatoriais) e SIH (Sistema de Internações Hospitalares) do SUS. O período da tarde foi marcado pela realização da décima reunião da CIB de 2018.

Como encaminhamento, ficou agendada uma apresentação no dia 13 (segunda-feira) na APRECE, para mobilizar, além dos secretários de saúde, prefeitos e assessores jurídicos dos municípios cearenses, acerca da gravidade do tema (para ler a matéria sobre, clique aqui).

Por fim, ficaram agendadas duas reuniões importantes no dia 20 de agosto de 2018, uma sobre o Grupo Técnico COSEMS/APRECE/SESA/SMS de Fortaleza e PGM, que acontecerá no auditório da APRECE às 9 horas, e a reunião da Câmara Técnica de Vigilância à Saúde, também às 9 horas, na sala de reuniões da CIB, que discutirá as Metas do Painel de Indicadores para este ano.

 

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.