Evento contou com a presença maciça de secretários de saúde, técnicos, contadores e profissionais do SUS

 

Durante os dias 23 e 24 de agosto de 2018, o município de Ubajara foi sede da sétima edição dos Ciclos Temáticos do COSEMS/CE, que trouxe como tema a Execução Orçamentária e Financeira do Fundo de Saúde: Regras de Repasse e Execução dos Recursos, com a palestrante Blenda Leite (assessora técnica do CONASEMS) e os representantes do Fundo Nacional de Saúde, André Bucar e Edilma Soares.

O evento teve início na tarde do dia 23, com a palestra principal, que discutiu o novo modelo de financiamento do SUS, em vigor a partir da portaria 3.992, de 28 de dezembro de 2017. André Bucar e Blenda Leite foram responsáveis por explicar a forma de utilização das contas de Custeio e Investimento, assim como, tirarem as dúvidas que persistem nos gestores e operadores dos sistemas nos municípios.

“[O Financiamento] É o nosso dia a dia. É a nossa atividade e é onde nós mais temos gargalos enquanto gestores, seja pela falta ou pelo pouco financiamento, como também pela aplicabilidade deste recurso dentro do município. A gente sabe que existe uma grande rotatividade entre os gestores, por isso, é importante que este tipo de reunião seja realizada com frequência, para que os gestores estejam empoderados dessas informações, para que possam aplicar com segurança os recursos, gerando mais qualidade de vida e assistência à população”, comentou Francisco José Cavalcante, secretário de saúde de Itapiúna.

Para ver a galeria de fotos da sétima edição dos Ciclos Temáticos, clique aqui.

Reunião Ampliada e CIB

O segundo dia de encontro foi marcado pela realização da Reunião Ampliada do COSEMS e a CIB descentralizada, que discutiram pontos importantes, nos quais atingem a Macrorregião Norte do estado, como a regulação dos pacientes via CIOPAER e SAMU. “Com essas reuniões, a gente pode desenvolver nossas ações dentro dos nossos municípios, deixando de estar isolados dentro da nossa área de atuação municipal e passa a sentir esse apoio fornecido pelo COSEMS/CE, através da rica troca de experiências vividas”, exclama Alex Sandro Rodrigues, secretário de saúde de Marco.

Segundo a secretária de saúde de Ubajara, Miria Eugênia, sediar pela primeira vez este evento foi algo enriquecedor e de suma importância para o município anfitrião. “Para nós foi um prazer receber os gestores da nossa região aqui em Ubajara. Além disso, que bom que coincidiu [o Ciclos Temáticos] com o momento cívico da cidade, que está comemorando 103 anos de emancipação política e, com isso, foram realizadas várias ações na área da saúde, como a inauguração de 17 postos de saúde, inauguramos o abrigo para cães, compramos duas ambulâncias e uma UTI móvel. Ou seja, várias conquistas para a cidade”.

Antes do encerramento, foi apresentada a nova agenda de eventos e reuniões do COSEMS. Fique por dentro.

4 de setembro 
Reunião Ampliada Extraordinária Conjunta APRECE/COSEMS-CE, com a presença da Magistrada responsável pela ação judicial que tramita na Justiça Federal/6ª Vara
Local: Auditório da ESP – 9h

14 de setembro   
Audiência de Instrução com a Juíza Federal
Local: Justiça Federal/6ª Vara

19 e 20 de outubro 
Reunião Macro Litoral Leste
Local: Aracati

8 e 9 de Novembro
VIII Ciclos Temáticos do COSEMS/CE
Local: Guaramiranga

 

Veja as apresentações realizadas no VII Ciclos Temáticos do COSEMS/CE:

Macrorregião Norte

Assistência Farmacêutica

Indicadores Estratégicos de Vigilância em Saúde

Apresentação André Bucar - Portaria 3.992 (Novo Modelo de Organização e Transferência de Recursos Federais)

Apresentação Blenda Leite - Portaria 3.992 (Regras para utilização dos Recursos)

 

*Para visualizar mais apresentações, clique em Downloads.

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.