Modelo que está sendo levado aos estados através do MS será tema do próximo Ciclos Temáticos

 

Aconteceu na tarde da última quarta-feira (26), no auditório do CESAU, a Reunião para tratar de questões relativas ao Planejamento Regional Integrado (PRI). Estiveram presentes no encontro, membros do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado (SESA), incluindo o secretário adjunto, Marcos Gadelha, além da vice-presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade, a coordenadora da Rede Colaborativa, Virgínia Justa e apoiadores.

O encontro teve início com uma apresentação da secretária executiva da CIB, Vera Coelho, na qual mostrou como poderá ser o processo de montagem do Planejamento, dividido em três etapas: Revisão do PDR, elaboração do PRI e criação dos Comitês Executivos de Governança da RAS.

COSEMS/CE discutirá o PRI nos Ciclos Temáticos em outubro 

Pelo Ministério da Saúde, o diretor do Departamento de Articulação Interfederativo (DAI), Márcio Garcia declarou o esforço do MS para o entendimento da questão em outros estados. “Um exemplo de Rede Interestadual funcionando, apesar de no momento está bastante fragilizada, é Bahia e Pernambuco, aquela região de Petrolina e Juazeiro. Não vejo a gente discutindo as macro interestaduais sem termos um avanço na própria regionalização dentro de cada estado”, ponderou.

Representando o COSEMS/CE neste encontro, a vice-presidente e secretária de Aracati, Sayonara Cidade evidenciou as dificuldades gestoras. “O que muitas vezes fragiliza os secretários são as tomadas de decisão unilaterais. É preciso ser convidado para fazer o bolo, antes de repartir. É preciso estar bem fortalecido na questão do planejamento e da participação dos municípios e também no que acreditamos e já construímos’’ alegou.

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.