Evento elevou o debate a partir de pautas da agenda nacional e promoveu a primeira oficina sobre os Sistemas SIA e SIH

Planejamento Regional Integrado (PRI) e DigiSUS foram os temas centrais dos Ciclos Temáticos do COSEMS/CE, que aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro, no Teatro Francisca Clotilde, em Aracati/CE. O encontro que reuniu  mais de 100 participantes, entre secretários das diversas macrorregiões, gestores estaduais e técnicos municipais, contou também com a presença da Diretoria Executiva da entidade.

A secretária executiva da CIB, Vera Coelho, iniciou os trabalhos na manhã do dia 19, trazendo à tona as discussões que giram em torno do processo construtivo do PRI. “A importância do processo do Planejamento Regional é dar suporte para que a união, estados e municípios possam ter clareza das prioridades [municipais], dando sustentação na nova lógica de financiamento. O espaço regional ampliado é exatamente para a locação dos recursos financeiros desses entes. O novo modelo de financiamento vai alocar recursos para a macrorregião”, argumentou. 

O segundo momento da manhã foi marcado pela apresentação de Dorian Smarzaro, analista técnico de Políticas Sociais da Coordenação-Geral de Articulação de Instrumentos da Gestão (CGAIG), onde fez sua apresentação foi voltada para o DigiSUS. “Essa plataforma busca agregar resultados diversos de indicadores, se propondo a agregar esse conjunto de informações diversas da área da saúde”, comenta.

Clique aqui para acessar o site do DigiSUS

O período da tarde foi marcado pela realização da Assembleia Geral do COSEMS/CE e pela Reunião Ampliada Descentralizada. Na plenária da Assembleia o colegiado pode acompanhar a prestação de contas do 2º quadrimestre de 2018, as explanações sobre os Apoiadores da Rede Colaborativa e agenda de atividades visando o final deste ano com projeções para 2019. A plenária também assistiu a uma chamada do 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e XVIII Congresso do COSEMS/CE, que acontecerá em Fortaleza no primeiro semestre de 2019 (em breve mais informações no site do COSEMS/CE).

Informação e capacitação

Um dos pontos altos dos Ciclos Temáticos do COSEMS/CE foi a agitada programação do evento, que buscou abranger o máximo de conteúdo para secretários e técnicos que participaram. Em virtude disso, mediante a toda a programação realizada no Teatro Francisca Clotilde, aconteceu de forma paralela no laboratório de informática da Faculdade Vale do Jaguaribe (FGV), a Oficina dos Sistemas de Informação SIA+SIH, na qual estiveram mais de cinquenta técnicos das cinco macrorregiões do estado.

 Avaliação positiva

Sayonara Cidade, secretária de saúde de Aracati e vice-presidente do COSEMS/CE reforça a participação da entidade na capacitação dos profissionais de saúde “O COSEMS/CE tem tido essa preocupação com os temas mais pulsantes, trazendo para dentro dos Ciclos Temáticos e, isso tem contribuído para a qualificação da gestão. Além das palestras, a Oficina do SIA+SIH foi muito elogiada, pois foi a primeira vez que estamos fazendo e vamos disparar para os outros encontros nas demais regiões do Estado”, avaliou.

Reunião de Planejamento COSEMS/CE

No dia 20 de outubro, foi realizada a Reunião de Planejamento entre Diretoria Executiva e secretários de saúde, onde foram apresentados diversos pontos visando as ações finais deste ano e projetando o primeiro semestre de 2019. Dentre os encaminhamentos, foi apresentado o calendário de Oficinas que o COSEMS/CE realizará em todas as regiões do Estado até o final de 2018, que discutirá os Sistemas de Informações SIA/SIH (um dos pontos altos do VIII Ciclos Temáticos). Para ver o calendário completo, clique aqui.

Opinião

“O evento foi excelente! Eu estou vindo de Apuiarés, um município bem distante, por conta da temática fundamental para o momento. Eu já tinha ouvido falar dos outros Ciclos Temáticos e esse foi o primeiro em que participo. A montagem e realização do evento foi ótima”.

Francisca Maria Bezerra dos Santos, secretária de saúde de Apuiarés.

“Foram palestras riquíssimas, que se fizeram dentro de uma necessidade da gestão, entendendo que esse planejamento regionalizado contempla mais as ideias e propostas dos municípios, com isso, ajuda a nós, gestores, descentralizarmos da macro e indo até as outras regiões, ouvindo melhor os secretários, que é quem está na ponta do serviço”.

José Valdir Rodrigues, secretário de saúde de Palhano.

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.