Na solenidade comemorativa a instituição homenageou personalidades cearenses e lançou o aplicativo da ESP básico que auxiliará profissionais da saúde

 

 

Na manhã da última terça-feira (1), foi comemorado o aniversário de 24 anos da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP), no Palácio da Abolição. O evento contou com a presença da fundadora da escola no ano de 1993, Anamaria Cavalcante; o superintendente da ESP, Salustiano Pessoa; o secretário chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista; o secretário de saúde do estado, Henrique Javi; além da vice-presidente do COSEMS, Sayonara Cidade.

Com um sentimento misto de nostalgia e euforia, a fundadora da ESP, Anamaria Cavalcante, lembrou do contexto social e político em que a escola surgiu. “Em 1993, o SUS estava nascendo, nós estávamos com uma necessidade de participação da comunidade e a municipalização estava a caminho. No final de 1994, todos os municípios cearenses estavam sob a gestão municipal, com 100% de municipalização e por isso a escola nasceu, porque precisávamos formar e qualificar gestores municipais. Tudo isso é a história da nossa escola e que hoje, na sua juventude, é a escola mais bela do Brasil, foi a primeira do Norte e Nordeste e ainda tem um lindo caminho a percorrer”, falou Anamaria em entrevista ao COSEMS.

A vice-presidente do COSEMS, Sayonara Cidade, destacou a importância do papel da Escola na profissionalização e capacitação dos gestores da Saúde Pública. “A gente espera uma vida longa junto com as outras escolas, sempre nesse desafio da educação permanente. É disso que nós precisamos, é do saber para a transformação dos territórios, para uma gestão de qualidade e resultado”.

Homenagens

Seis personalidades cearenses foram homenageadas pela ESP/CE, com a entrega da Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues, sendo elas o governador Camilo Santana; o secretário de saúde do Estado, Henrique Javi; o deputado federal, Odorico Monteiro;  a ex-superintendente da ESP/CE, Anamaria Cavalcante e Silva; o chefe de gabinete do governador do estado, Élcio Batista; e a gestora do Centro de Documentação e Biblioteca da ESP/CE, Helena Carvalhedo

Aplicativo

Na festividade ainda foi apresentado o novo aplicativo da ESP/CE, chamado ESP Básico, que foi criado como uma forma de melhorar a capacitação de urgência e emergência para os cearenses e profissionais da saúde. Entre todas as utilidades dos aplicativos, destaca-se um comando direto com a central do SAMU.

 

Assessoria de Comunicação do Cosems
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Contato: (85)3101-5444 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.