SESA promove seminários macrorregionais para discussão da PGASS 3

SESA promove seminários macrorregionais para discussão da PGASS

Nesta quinta-feira (11) aconteceu na Unichristus, o quarto  seminário macrorregional da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS), que contou com a presença na abertura do Secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi. O Cosems esteve presente através do presidente, Josete Tavares, nos eventos da Macrorregião Fortaleza e Norte. Na Macro Litoral Leste/Jaguaribe, a entidade foi representada pelo diretor financeiro, Ângelo Nóbrega, já na Macro Cariri, pela vice-presidente Sayonara Cidade.

No último encontro o Secretário da Saúde do Estado falou sobre esse novo momento da pasta. “A importância dessa pactuação pode ser dividida em dois pilares. Um é a transparência, para a gente ter percepção clara da demanda e da oferta dos serviços de saúde na macrorregião. A outra condição é poder reorganizar o sistema, de tal maneira que possa ser utilizado ao máximo o potencial de oferta de todas as unidades de saúde na região”, afirmou Henrique Javi.

O presidente do Cosems, Josete Tavares, sublinhou a participação da entidade desde o primeiro momento nas etapas de discussão com a Sesa e a Aprece. “Não podemos perder de vista como era 10 anos atrás em relação ao parque tecnológico da saúde. Precisamos rever nossa história, mas também antever nosso futuro que deve trazer redução com os gastos na base primária da saúde. Precisamos pensar outras alternativas, olhar por outro ângulo” falou o presidente.