COSEMS CE realiza segunda Assembleia Geral de 2017

 

 

Na manhã da última sexta-feira (20), aconteceu em Fortaleza, a Assembleia Geral do COSEMS, que contou com a presença do presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira e equipe técnica da entidade; presidente do COSEMS-PE, Orlando Jorge; assessor do Banco do Brasil, Rodrigo Meirelles; além de 80 secretários municipais de saúde e convidados. O presidente do COSEMS/CE, Josete Tavares, comandou as pautas junto aos demais membros da Diretoria Executiva.

A Execução das Emendas Parlamentares e os blocos de financiamento foram os destaques apresentados pelo presidente do CONASEMS e equipe. A assessora técnica, Alessandra Matias, detalhou o processo legislativo das emendas, os ciclos e leis orçamentárias, assim como sistema de planejamento, elucidando várias questões para o público de gestores presentes. Ver apresentação aqui.

O entrevistado da próxima Revista Sustentação, Mauro Junqueira, participou do primeiro momento da Assembleia. O presidente do CONASEMS destacou mais uma vez a importância dos secretários fortalecerem a Rede Colaborativa, e parabenizou o Estado do Ceará pelo rápido avanço na capilaridade dos apoiadores regionais. Mauro afirmou que para o ano de 2018, estão previstos dez cursos de capacitação envolvendo a Rede, além da ampliação do projeto até 2020.

Sobre a disputa judicial entre CFM e a União, envolvendo as práticas profissionais da enfermagem, o presidente Mauro fez questão de ratificar a posição do CONASEMS. “A gente sabe que no Sistema Único de Saúde, se não fosse o enfermeiro, as coisas não tinham avançado como avançaram. A gente não pode abrir mão dessa força de tarefa que é fundamental, e que muitas vezes faz o que não deveria está fazendo. Mas, não é porque quer. É porque enfrenta pra não deixar a casa cair”, exaltou.

Em breve apresentação, o assessor do Banco do Brasil, Rodrigo Meireles, falou sobre toda as questões burocráticas que envolvem o TAC Nacional, explanando como exemplo o SIOPS, PROADI-SUS e SICONV. Ver apresentação aqui.

Ao final da manhã, a Diretoria Executiva do COSEMS CE apresentou a prestação de contas da entidade, seguindo a ordem prevista: Prestação de contas do 2º quadrimestre de 2017; Relatório de auditoria independente dos anos de 2015 e 2016; e Atualização da contribuição institucional.

Novas instalações

Na noite da última quinta-feira (19), aconteceu na sede do COSEMS/CE, por ocasião da visita do presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, uma reunião com membros da diretoria executiva, secretários e apoiadores regionais.

Na oportunidade, foram convidados também ex-presidentes para apresentação das novas instalações da entidade. Entre as melhorias, a entidade passa a contar com uma nova área no térreo, com recepção, copa e auditório com capacidade para 40 lugares.

 

__

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral

Telefone: (85) 3101.5444

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.