O Secretário de Saúde do Estado foi homenageado, nesta terça-feira (8), com a Medalha Boticário Ferreira

O Secretário da Saúde do Ceará, Henrique Jorge Javi de Sousa, recebeu na noite de ontem, 7 de novembro, a Medalha Boticário Ferreira, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza. Estiveram presentes ainda familiares, amigos, gestores e profissionais da saúde, parlamentares e secretários de Estado.O Cosems/CE participou da homenagem sendo representado pelo presidente Josete Tavares e a secretária executiva, Cacau Queiroz. 

“É um momento de agradecer, primeiro ao meu pai Otaciano que me incentivou a estudar física, minha mãe que tem literalmente coração de mãe, que abarca todas as pessoas, que me ensinou uma coisa que é o extremo respeito à figura feminina. Foi ela quem conseguiu passar essa coisa tão básica, mas às vezes esquecida, que é esse respeito”, disse Javi durante a sessão solene.

O reconhecimento ao secretário foi proposta pelo vereador Gardel Rolim. A Medalha Boticário Ferreira premia o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços à coletividade e dedicação ao serviço público. A honraria é considerada a mais importante comenda da Casa Legislativa.

Para Cacau Queiroz sua ascensão profissional se deve, entre outras coisas, a sua determinação, capacidade criativa, inteligência e raciocínio rápido, sendo também características marcantes, sua humildade e acolhimento ao próximo. “É muito importante ressaltar as inovações nos serviços onde ele exerceu cargos de gerência, como no Hospital Geral Waldemar Alcântara e dirigiu como no ISGH. Foi ele ainda quem coordenou todo o projeto de criação das UPAS, Hospitais Regionais e Policlínicas no Estado do Ceará.” exaltou a secretaria executiva do COSEMS.

Biografia


Em 2003, aos 31 anos, inscrito em uma seleção pública para o Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará, Javi foi aprovado para o cargo de Assistente de Faturamento. Exerceu no mesmo hospital os cargos de Gerente de Atendimento ao Cliente (2007) e Gerente de Faturamento (2008). Em 2008 foi cedido à Secretaria da Saúde do Ceará para coordenar a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP). Em 2010 foi nomeado diretor-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH, função que desempenhou até o ano 2015. Em fevereiro de 2015, Henrique Javi foi nomeado Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde do Ceará, e, em maio do mesmo ano, foi nomeado Secretário Estadual de Saúde. É físico, formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Com informações da Sesa/CE

--

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.