Acarape e Choró receberão assessoria no combate ao Coronavírus

Municípios cearenses foram selecionados em edital do Instituto Votorantim com aporte de estudo da Fiocruz

Os municípios de Acarape e Choró, foram selecionados pelo Instituto Votorantim e irão receber assessoria técnica e especializada para o gerenciamento do combate à pandemia do Novo Coronavírus. Serão até 4 meses de apoio remoto e virtual, a partir do dia 16 de abril, com foco em temas como governança de crise, comunicação e distanciamento, assistência, vigilância e impactos fiscais.

O edital do Instituto selecionou outros 18 municípios brasileiros com até 350 mil habitantes conforme dados do IBGE, e com alto índice epidemiológico na disseminação do vírus identificados a partir de estudo da Fiocruz, intitulado “Estimativa de risco de espalhamento da COVID-19 no Brasil e avaliação da vulnerabilidade socioeconômica nas microrregiões brasileiras”

Os critérios de seleção foram o Engajamento dos agentes públicos; Governança da crise no município; Capacidade de seguir as regras de isolamento social; Integração e diálogo com União, Estados, outros municípios e região metropolitana, assim como critérios de vulnerabilidade à pandemia.

Para a secretária de saúde de Choró, Jamille Moura, o município ganhou uma motivação a mais. Tenho certeza de que essa parceria vai gerar bons frutos para nosso município. A gente espera que sejam criadas ferramentas, de acordo com a realidade da nossa população, e que consigamos otimizar de maneira mais eficiente a luta contra o coronavírus”, declara a gestora.

Choró conta atualmente com 6 equipes de saúde da família, 1 equipe de NASF, 1 Centro de Reabilitação e 1 Hospital de Pequeno Porte, todos trabalhando com equipe completa.

No município de Acarape, a secretária de saúde, Nathalie Milhome, compartilha da mesma expectativa. Com 7 equipes de saúde da família e uma unidade mista, a gestora comemora mais esse reforço no trabalho que vem sendo realizado.

“Esperamos que a assessoria do Instituto Votorantim possa solidificar as ações de enfrentamento ao Coronavírus a nível local, possibilitando uma atividade pautada no planejamento estratégico e alinhada às Diretrizes Nacional e Estadual”, afirma a secretária.

A metodologia da intervenção irá se basear na experiência do
Instituto Votorantim no Programa e Apoio à Gestão Pública e no Checklist de Preparação para a Covid-19 nos Municípios, preparado pelo Instituto Arapyaú, Impulso e Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *