Campanha de Vacinação mobiliza equipes de saúde em meio a COVID-19

A pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), que pôs o mundo inteiro em alerta, vem demandando dos profissionais da saúde uma enorme dedicação ao trabalho e acima de tudo muito amor ao próximo. Nesse sentido de entrega, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), que foi lançada pelo Ministério da Saúde no dia 23 de março, trouxe orientações especiais para as Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, dentro da realidade de enfrentamento de cada município.

Ver galeria das ações municipais no facebook

A primeira fase da campanha, que contempla idosos e trabalhadores da saúde, orienta que pessoas acima de 80 anos e idosos acamados recebam a aplicação da vacina em casa, para que elas não sejam expostas a possíveis aglomerações e ambientes onde possam contrair a COVID-19. Com isso, as equipes de saúde foram a campo, vacinando a população nas ruas, em suas casas na cidade, e nos arredores mais remotos, onde enfrentaram dificuldades como a distância e estradas de difícil acesso.

Já nos postos fixos de vacinação, a orientação foi para evitar a aglomeração em filas e tentar firmar parcerias com redes de drogarias, farmácias e afins para descentralizar as pessoas. Os municípios cearenses seguirão nessa rotina até o início da segunda fase da campanha, em abril.

Segunda fase

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que terá início no dia 16 de abril, vacinará doentes crônicos, professores da rede pública e privada e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Somente na última fase da campanha, que começa no dia 9 de maio, a campanha irá contemplar os demais públicos, com prioridade para crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 anos ou mais, gestantes ou mulheres em pós-parto (período de 45 dia após o parto), população indígena, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, e pessoas com deficiência. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, e tem a expectativa de alcançar 67,6 milhões de pessoas em todo país. Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu 75 milhões de doses de vacina para enviar aos municípios.

Clique aqui e acesse o facebook do COSEMS/CE para ver o álbum com as fotos da Campanha de Vacinação

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *