COSEMS/CE participa de agenda nacional de saúde em Brasília

Semana de discussões e debates na área da saúde mobilizou entidades

Durante toda essa semana, Brasília foi palco de diversas discussões na agenda nacional da saúde pública. Na manhã dessa quinta-feira (29), aconteceu a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, que iniciou com três pautas de pactuação: a instituição do Comitê Gestor da Estratégia de Saúde Digital no Brasil, que irá começar a partir de um projeto piloto no estado de Alagoas, e permitirá a informatização dos municípios; a instituição de novas equipes de atenção primária em saúde bucal apresentadas pela SAPS; e a Minuta de Portaria que estabelece procedimentos e critérios para repasse de investimentos para as câmaras refrigeradas nas salas de imunização.

Além disso, também foram discutidas outras temáticas, como o programa Médicos pelo Brasil; a questão do vírus do Sarampo e a distribuição de imunobiológicos; o InvestSUS, ferramenta importante onde o gestor pode acompanhar todas as transferências realizadas pelo fundo nacional; a Carteira de Serviço da Atenção Primária, que orienta não só as equipes, mas também as comunidades, sobre o que elas têm a seu dispor nas Unidades Básicas de Saúde, entre outras pautas.

O COSEMS/CE esteve presente na CIT, representado pela presidente Sayonara Cidade, que considerou positivas as discussões. “Tivemos a oportunidade de avançar pautas de extrema importância, como a informatização dos municípios e a Carteira de Serviço da AP, que é algo que já esperávamos concretizar há muito tempo”, afirma Sayonara.

CONASEMS

Na terça (27), o CONASEMS participou de uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, discutindo o calendário de imunização e a cobertura de vacinas em todo o território nacional. Ainda nessa data, o CONASEMS participou de uma discussão sobre a Medida Provisória 890/ 2019, que regulamenta o programa Médicos pelo Brasil, onde, diante de representantes do Ministério da Saúde, do Conass, Conselho Federal de Medicina, e Parlamentares, a entidade demonstrou preocupação com a perda de médicos nos municípios de pequeno e grande porte com a proposta de nova relocação de vagas.

Já na quarta (28), a entidade realizou a Reunião de Diretoria, onde, entre demais pautas, abordou o Método de Cálculo do Novo Modelo de Financiamento Federal da Atenção Primária à Saúde.

Com informações do Conasems


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *