COSEMS/CE realiza primeira Reunião Ampliada de 2020

Evento pautou alguns dos principais assuntos que atingem a política estadual de saúde, como Arboviroses e o PDR

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), a primeira edição da Reunião Ampliada de Secretários Municipais de Saúde de 2020, realizada no auditório do Hotel Sonata de Iracema e com um público superior a 90 participantes, com destaque aos mais de 60 secretários de saúde presentes.

O primeiro ponto apresentado aos gestores foi o “Projeto Aedes em Foco”, um aplicativo que busca a digitalização e inovação dentro do processo de Vigilância Vetorial, a fim de agilizar o trabalho dos Agentes de Endemia, mobilizar a população local e acelerar as tomadas de decisões dos gestores da saúde. A apresentação da ferramenta ficou a cargo do professor Henrique Pequeno, do Laboratório de Mídias Educacionais da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Núcleo de Medicina Tropical da instituição.

Segundo Henrique, a motivação para a criação do “Aedes em Foco” veio da necessidade de buscar alternativas inteligentes no combate às arboviroses, utilizando a tecnologia. O aplicativo facilita o trabalho dos Agentes de Endemias, deixando de lado a prancheta e o papel, passando a contar com o uso frequente da tecnologia, que permite o cadastro populacional ser enviado para o gestor em tempo real.

A presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade, destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma plataforma com riqueza de detalhes, que gera relatórios precisos, melhorando o tempo de ação em campo dos agentes e a tomada de decisão do gestor. A disponibilidade da UFC em firmar parceria com municípios é o que nos move a apresentar esse trabalho em nossa reunião”, concluiu a presidente.

O segundo ponto abordado na ampliada foi a situação atual da Implantação do Centralizador Estadual do e-SUS AB. Por meio de demonstrações utilizando o site do Integrasus, Magda Moura, Assessora da Secretaria Executiva de Vigilância e Monitoramento da SESA, e Araguacy Veras, Coordenador do Núcleo de Sistemas da SESA, apresentaram um consolidado de municípios por CRES e Macros que transmitiram dados para o Centralizador, além dos que estão pendentes na transmissão de informações. Araguacy destacou a importância de todo município ter seu T.I formado e expert no E-SUS AB. Os secretários puderam tirar suas dúvidas sobre o processo.

Em seguida, houve um momento dedicado à discussão sobre a questão do PDR, envolvendo os atuais debates sobre a situação da regionalização proposta pela Secretaria de Saúde e os próximos passos dessa movimentação.

Por fim, foi realizada a Assembleia Geral de Secretários, que contou com a apresentação do terceiro quadrimestre de 2019, fechando o balanço geral do ano que se passou. Responsável pela apresentação, Franzé Cavalcante mostrou a todos os gestores presentes, ponto por pontos de detalhamentos financeiros da entidade, de setembro a dezembro.

Congresso do Crato

Na oportunidade, o XIX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará foi oficialmente lançado. O município de Crato receberá nos dias 16 a 18 de abril, no Centro de Convenções do Cariri, mais de 600 congressistas, que poderão discutir temas relacionados à Atenção Primária e Regionalização, com representantes do Ministério da Saúde, CONASEMS, Conass, entre outros.

A inscrição para o evento terá início no mês de fevereiro, com o lançamento do Hot Site do evento. Em breve, você poderá conferir mais informações nas nossas Redes Sociais.

Veja galeria completa no nosso facebook/cosemsce
Visite nosso instagram @cosemsce e nosso twitter.com/cosemsce

 


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *