COVID-19: COSEMS discute interiorização dos casos com Governo do Estado e prefeitos

Reuniões virtuais estão sendo divididas por macrorregiões de saúde considerando os diferentes diagnósticos

Encontros virtuais diários tem sido a rotina de todo gestor da saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Neste momento, monitoramento e avaliação constantes se tornam imperativos para tomada de decisões que impactam a vida de toda população. Tendo em vista o desafio, o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do estado Carlos Roberto Sobrinho (Dr.Cabeto), tem se reunido nesta semana com o COSEMS e Aprece em encontros divididos por macrorregiões de saúde.  

A busca de soluções conjuntas tem como fator norteador a apresentação de diagnósticos das macrorregiões de saúde, através do qual são formuladas as ações de controle da interiorização dos casos da Covid-19 no estado, que tem como eixo central a implantação do Protocolo Estadual de Manejo Clínico de Pacientes com Covid-19 , com foco na Atenção Primária. Elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado, através da Escola de Saúde Pública, a construção do protocolo tem a participação de secretários municipais de saúde e suas equipes, por meio de encontros virtuais.

A presidente do COSEMS, Sayonara Cidade representa a entidade nos encontros com o governador. Para ela a aproximação traz resultados imediatos no aprimoramento da assistência nos municípios. “ Momento extremamente produtivo, onde o governador se aproxima mais ainda das regiões de saúde, escuta as demandas e orienta os prefeitos quanto a todos os temas que envolvem essa questão como a quantidade de leitos, organização da estrutura de equipes, a interiorização dos casos, fortalecimento da atenção primária e nos dá o respaldo para as decisões”, comenta a presidente.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *