COVID-19: Estudo realiza testes rápidos em bairros de Fortaleza

A Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) realizará um estudo sobre o impacto do Novo Coronavírus na capital cearense. O projeto consiste na realização de 9.900 testes rápidos para a SARS-Cov-2, em 39 bairros da capital, e tem como objetivo estimar o percentual de fortalezenses com anticorpos para a doença; estimar o percentual de infecções assintomáticas; obter dados sobre a letalidade da doença; e analisar a velocidade de expansão da infecção.

A atividade será dividida em três fases. A primeira fase de coletas começa nesta terça (2/06) e seguirá até 12 de junho. A segunda etapa ocorre entre os dias 25 de junho a 5 de julho, e por fim, o estudo encerra na terceira etapa, que vai de 16 a 26 de julho.

As coletas serão realizadas por enfermeiros da SMS, com apoio de campo de Agentes Comunitários de Saúde e supervisores do Instituto Opnus de Pesquisa e Opinião, também um dos realizadores do estudo. Todos os profissionais estarão equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e adotarão os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde a fim de não expor a população e os profissionais ao risco de contágio

COMO RECONHECER O PESQUISADOR:
Os pesquisadores portarão crachá de identificação, panfleto informativo da pesquisa, termos de consentimento para participação e panfleto informativo da pesquisa, bem como estarão paramentados com todos os equipamentos de segurança: touca, avental, óculos, máscara e luvas.

SOBRE O TESTE:
Será realizado o teste rápido, que se trata de uma simples picada na ponta do dedo, coletando uma gotinha de sangue. Em 15 minutos o resultado já estará disponível. Durante esse tempo, será aplicado o questionário com informações de sexo, idade, escolaridade, bem como sobre condições de saúde e possíveis sintomas que o morador tenha sentido recentemente.

Com informações da SMS Fortaleza, SESA e Prefeitura Municipal de Fortaleza

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *