EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO ÂMBITO DO SUS REPRESENTAM O CEARÁ NA 16º EXPOEPI

Evento realizado pelo Ministério da Saúde ocorrerá em Brasília, entre os próximos dias 4 e 6 de dezembro

 

Quatro experiências exitosas que representam o SUS no Ceará foram selecionadas para apresentação na 16º edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), que ocorrerá entre os dias 4 a 6 de dezembro, em Brasília. O evento discute e premia ações de vigilância, prevenção e controle de doenças, oriundas de todo o país, e deve reunir cerca de 2.000 gestores e outros profissionais do campo da saúde.

Esse ano, a EXPOEPI alcançou um recorde de 1.185 experiências e trabalhos inscritos para concorrerem às premiações. Dos selecionados para a mostra competitiva, um deles foi o projeto “Implantação de um Modelo Ecossistêmico de Governança em Saúde na Atenção Primária”, desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Crato.

O projeto consiste na implementação de salas de observatórios epidemiológicos nas Unidades Básicas de Saúde, visando descentralizar a geração e gestão dos indicadores de saúde nos territórios das Estratégias de Saúde da Família, e unindo gestores, equipe de saúde, usuários e outros atores na identificação e enfrentamento das problemáticas identificadas.

Outra experiência exitosa selecionada foi o trabalho “Inovação no Monitoramento de Indicadores Estratégicos da Vigilância em Saúde no Ceará”, realizado por pesquisadores da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará. O projeto implementa uma estratégia de monitoramento contínuo e sistemático a partir da construção de um “Painel de Indicadores Estratégicos de Vigilância em saúde”, alinhado com os instrumentos de pactuações oficiais, como o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQAVS, Pactuação Interfederativa, Plano Plurianual e Plano Estadual de Saúde.

O monitoramento ocorre por meio de oficinas presenciais simultâneas nas cinco macrorregiões de saúde do Ceará, a cada quadrimestre, envolvendo gestores estaduais, regionais e municipais, bem como técnicos das vigilâncias e atenção à saúde, que analisam os 44 indicadores selecionados como mais relevantes nas áreas que compõem a vigilância no estado. Importante ferramenta para as ações descentralizadas de vigilância em saúde no Ceará, o Painel de Indicadores Estratégicos está em seu quarto ano de execução.

A terceira experiência exitosa em saúde a representar o Ceará na EXPOEPI é o trabalho “Intervenção educativa de longa duração para promoção do aleitamento materno no âmbito do SUS”, realizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva – NEPPS, Grupo de pesquisa Vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

O trabalho propôs analisar os efeitos de uma intervenção educativa de longa duração, mediada por telefone, sobre a duração e exclusividade da amamentação até o sexto mês de vida da criança. A metodologia utilizada e os resultados que evidenciam o telemonitoramento como tecnologia viável para suporte educativo que pode melhorar as taxas e duração do aleitamento materno, serão demonstrados durante a apresentação.

O município de Pacajus também estará representado durante a mostra com o Projeto “Amando e Prevenindo na Promoção da Vida”, realizado pela Associação de Apoio aos Carentes de Pacajus, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Secretaria da Saúde do Ceará.

O objetivo da experiência exitosa é Conscientizar profissionais do sexo, LGBT, entre outras populações em situação de vulnerabilidade para as IST/HIV/AIDS quanto aos novos métodos de prevenção, apresentando o conceito de prevenção combinada, assim como sua importância, relacionando a informação com o lado clínico através da oferta do teste HIV por meio de fluído oral, distribuição de preservativo, gel lubrificante, materiais educativos sobre prevenção combinada, PEP, PrEP.

Confira todos os trabalhos selecionados para a mostra competitiva e exposição de pôsteres da EXPOEPI, os nomes dos representantes e o horário de suas apresentações, clicando aqui.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *