Frente Parlamentar de combate às arboviroses apresenta balanço final

Com o intuito de discutir ações e resultados de dois anos de combate ás arboviroses, reunião teve o objetivo de fazer um balanço geral e analisar melhorias visando os próximos anos

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (17), a reunião da Frente Parlamentar de Combate às Arboviroses, realizada na sala presidencial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O encontro contou com a representação de diversos orgãos, como a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público do Ceará, além do Deputado Carlos Matos e, representando o COSEMS, o presidente Josete Tavares.

Criada em meados de 2016, a Frente Parlamentar buscou, durante esses dois anos, reduzir de forma significativa, através de projetos e ações, os números de casos de Dengue, Zika e Chikungunya no estado. “Nós tínhamos uma situação no estado do Ceará e nós tínhamos um desafio. Hoje [depois de dois anos] conseguimos avançar”, comentou o Deputado Estadual Carlos Matos, que presidiu a reunião. A apresentação dos números foi realizada de forma gradual, mostrando os números anteriores e atingidos, onde houve uma grande redução nos números de casos, comparando com os anos de 2017 e 2018.

Visando novas ações para os próximos anos, o presidente do COSEMS/CE, Josete Tavares destacou: “Ao longo dos últimos anos, nós saímos de uma situação de risco eminente para uma situação relativamente tranquila de controle sanitário. Isso aumenta a responsabilidade. Não se pode, devido a um cenário favorável momentaneamente, entrar em uma zona de conforto e desmobilizar os esforços. O mosquito é cíclico e requer uma permanente ação de várias dessas frentes para que a gente mantenha um controle sanitário melhor daqui para frente”.

Revista Sustentação

Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, o COSEMS/CE realizou, para todas as autoridades presentes, o lançamento da Revista Sustentação N°44, que nessa edição tem como tema principal os trinta anos do SUS.

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE
Amanda Macêdo / Fernando Cruz / Karlla Gadelha / Mário Cabral
Telefone: (85) 3101.5444
E-mail: ascom@cosemsce.org.br


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444