Municípios prestam apoio psicológico a profissionais e usuários do SUS em meio a pandemia

Atuação dos profissionais dos CAPS e NASF ganham destaque no atendimento a pacientes, profissionais da linha de frente e população

A Pandemia do Novo Coronavírus nos lançou subitamente em uma rotina de cuidados intensivos com a saúde. Em meio à quarentena e lockdown, imersos em uma nova realidade confusa e constituída de indivíduos isolados ou distanciados, vemos nessa esteira a crise econômica, a ansiedade, a dor de quem perde um familiar. Todo esse turbilhão de sentimentos traz à tona um grande desafio: Como cuidar da saúde mental?

Em diversos municípios cearenses, programas para atendimento psicológico à população estão ganhando um reforço diante da procura e, consequentemente, novas iniciativas estão sendo criadas. Para atender à demanda, equipes de saúde de todas as regiões do estado realizam atendimento gratuito para os usuários do Sistema Único de Saúde, de forma presencial em casos mais urgentes, ou por meio de estratégias alternativas, como a videochamada e o telefonema.

No município de Horizonte a aposta tem sido nas três linhas de frente para o enfrentamento aos males causados pela Covid-19. Por meio de encaminhamentos feitos por médicos das Unidades Básicas de Saúde, ou por meio do Plantão Virtual NASF, um canal de comunicação que coleta os dados do usuário e sua necessidade, fazendo com que os profissionais da psicologia se articulem para entrar em contato com o paciente. O município também aposta nas mídias sociais para alcançar a maioria da população. Instagram, Facebook e Whatsapp são usados para divulgar orientações e esclarecimentos feitos por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais.

Práticas Integrativas realizadas no município de Horizonte antes da pandemia.

Ainda em Horizonte, uma série de práticas integrativas que já aconteciam, são implementadas pelos residentes da turma VI da Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (RIS-ESP/CE), no Projeto Cuidando do Cuidador. Neste caso, profissionais que atuam na Atenção Primária recebem apoio através de atividades como Musicoterapia, Meditação e Aromoterapia.

Para expandir o apoio neste período, o município de Maranguape adquiriu novos telefones que foram disponibilizados aos profissionais do NASF que passaram a atender nos turnos da manhã e tarde. O serviço conta com ampla divulgação nas redes sociais, se tornando uma importante ferramenta para o acompanhamento psicológico dos usuários.

Os atendimentos presenciais com os profissionais do CAPS continuam em funcionamento, mas somente em medidas de urgência e com o horário marcado. No Hospital Municipal Dr. Argeu Braga Herbster, para onde estão sendo encaminhados casos mais graves, a “Ala COVID” conta uma psicóloga em três dias da semana.

Em Massapê, na Região Norte do estado, o NASF oferece atendimento por parte remota, através do celular, para pacientes encaminhados pelo médico. Segundo a secretária de saúde do município, Melissa Abreu, atendimentos presenciais também são realizados, dependendo da necessidade do paciente. “Se o atendimento é de urgência ou emergência, com pacientes em crise, então o psicólogo realiza o trabalho presencial, seguindo todas as medidas de precaução e segurança por conta dos cuidados com o Coronavírus”, explicou a secretária.

Na região do Cariri, o município de Várzea Alegre, conta com uma equipe do CAPS para dá suporte aos acometidos pela Covid-19, mantendo contato com o paciente e suas famílias. “Quando os resultados de exames realizados no município dão positivo, os profissionais da saúde mental entram em contato telefônico e realizam um acompanhamento com esses pacientes e seus familiares, dando apoio emocional e orientações”, conta o secretário Ivo Leal.

Clique para ver ações do município de Várzea Alegre em fotos e vídeos.

Lá também são feitos trabalhos de apoio aos profissionais de saúde. Um terapeuta ocupacional, junto a equipe de psicólogos, realiza visitas às Unidades de Saúde, seguindo orientações de prevenção, e através de atividades de relaxamento e de conversa, promovem o bem-estar e o apoio a quem não pode se ausentar da linha de frente desta imensa batalha.

PLANTÃO CORONAVÍRUS

Entre as medidas adotadas pelo Governo do Estado em face da pandemia do Coronavírus, está o Plantão Coronavírus, um canal de atendimento que utiliza a tecnologia de Chatbot, onde o usuário mantém um bate-papo com um sistema de inteligência artificial e informa possíveis sintomas. Como resposta, o usuário recebe orientações de prevenção e cuidados com à Covid-19, e dependendo dos casos, é encaminhando para atendimento pessoal na mesma plataforma.

Compondo o quadro profissional que atua por trás do Plantão Coronavírus, está a Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – COPOM, que disponibiliza atendimento personalizado com profissionais da psicologia e psiquiatria à população cearense e profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente.

O Plantão Coronavírus pode ser acessado nos sites do Governo do Estado, Secretaria da Saúde do Estado, na página http://coronavirus.ceara.gov.br/, no Messenger da página do Facebook da SESA e por meio do Whatsapp 85 984390647.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

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