Secretários de Saúde do Ceará marcam presença na 16ª CNS

A 16ª Conferência Nacional de Saúde encerra hoje (7), em Brasília. O evento realizado pelo Ministério da Saúde e organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), contou com a presença de milhares de representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS. Os secretários de saúde dos municípios de Icapuí, Palhano e Palmácia participaram das discussões durante toda a programação que teve início no último dia 4.

Apesar de entender que o modelo das Conferências de Saúde deve ser revisto para garantia de uma maior participação dos delegados, o secretário de saúde de Icapuí e vice-presidente do Cesau, Reginaldo Cruz, exaltou as discussões propiciadas pela Conferência Nacional, assim como nas Conferências locais que as antecederam. “Ela [16ª Conferência] mostrou a capacidade de articulação de gestores, secretários, trabalhadores e usuários. Acredito que nós saímos mais fortalecidos e que, apesar da pouca participação do governo federal, nós mandamos um recado da sociedade civil, que o SUS é um patrimônio da sociedade e um direito inalienável da população”, concluiu o secretário.

A secretária de saúde de Palmácia, Clara Hermínia, participou ativamente das discussões e votações nos diversos fóruns e conta que volta renovada para o seu município. “Nós nunca tínhamos conseguido levar delegados para etapa nacional e este ano conseguimos dois, eu e uma usuária. Foi uma prazer participar. O sentimento é de estar fazendo história no SUS, especialmente num momento em que ele está tão ameaçado.” A gestora ainda destacou o protagonismo do Conasems no evento e o momento preparado pela entidade para discussão das pautas municipalistas entre os gestores.

Mais sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde

A 16ª CNS também foi nomeada 8ª+8 em alusão à Conferência realizada em 1986, responsável por definir as bases para construção do SUS na Constituição de 1988. O tema central “Democracia e Saúde” esteve dividido em três eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.

O relatório final do evento vai gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020- 2023 e do Plano Nacional de Saúde.  Confira cobertura completa no site do CNS

Veja também:
16ª CNS: Delegados do Conasems discutem as relatório nacional com as principais pautas municipais


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *