Sobral: COSEMS/CE reúne cerca de 100 participantes para debater o DigiSUS

Após primeira edição em Fortaleza, Ciclos de Debates chega à Região Norte e mobiliza diversos profissionais responsáveis pelos sistemas de informação em saúde nos municípios

Aconteceu durante toda esta quinta-feira (22), mais uma edição dos Ciclos de Debates – Discutindo o DigiSUS, no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, com a presença de aproximadamente 100 participantes, com destaque para a presença dos 15 secretários de saúde da região que apoiaram na mobilização de técnicos, contadores, presidentes e representantes dos Conselhos Municipais de Saúde.

Novamente, um dos pontos positivos levantados durante a apresentação, foi o momento em que o público teve a oportunidade de debater e questionar a forma de alimentação no DigiSUS e demais Sistemas de Informação, com base nas realidades locais. “Eu acho isso [Ciclos de Debates] de suma importância, pois dá uma visão geral do que é a gestão, como também, traz os debates com os prefeitos e secretários, para avaliarem a importância do Conselho no contexto da saúde na gestão e entender melhor a parte contábil e operacional”, exclamou Luiz Araújo, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pires Ferreira.

A aproximação entre a contabilidade, secretarias de saúde e os conselhos municipais de saúde é fundamental na alimentação dos Sistemas. “Como presidente de Conselho, nós não entendemos tudo dessa parte da gestão, então, para a gente entender juntamente com os secretários, é fundamental, para estarmos todo mundo falando a mesma língua, para termos um objetivo só”, comentou Beatriz Farias, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cariré.

A descentralização de informações e a capacitação municipal foi outro ponto levantado como positivo dentro da avaliação dos presentes. “Como a capital fica bem mais longe do que a nossa Macro Sobral, fica bem mais fácil para nós, gestores, irmos também com os nossos técnicos a Sobral, fazendo com que possamos capacitar nossa equipe técnica. Hoje, nesses Ciclos de Debates, que conta com a presença dos presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde, que tem os contadores para fazer com que se discuta essa nova ferramenta do DigiSUS, que faz com que não amedrontem os secretários, mas façam com que estejam mais atentos e andem mais alinhados, tanto com os CMS, como com a contabilidade, que faz a saúde do município”, comentou Adailton Mendonça, secretário de saúde de Ibiapina e vice-presidente regional do COSEMS/CE (Região de Tianguá).

Próxima edição

A segunda rodada dos Ciclos de Debates – Discutindo o DigiSUS continuará no próximo dia 27 de agosto, no município de Cascavel. Clique aqui para saber mais detalhes e fazer a sua inscrição.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *