Solenidade marca Abertura do VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde

Solenidade marca Abertura do VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde

Evento de três dias acontece de forma conjunta com o VI Encontro Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde

Aconteceu na noite da última terça-feira (28), a abertura do VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e o VI Encontro Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde, que acontece entre os dias 28 e 31 de maio, no Marina Park Hotel, em Fortaleza. Este ano, o Congresso traz a tona a temática “Saúde Pós Trinta Anos da Constituição Brasileira”, no qual discutirá durante todos os dias, pontos importantes envolvendo a saúde pública e a judicialização.

A solenidade de abertura contou com o pronunciamento do presidente do Congresso, Ricardo Madeiro e da presidente de honra, Isabel Porto, além de outras autoridades convidadas. Parceiro do evento, o COSEMS/CE se fez presente através do vice-presidente, Rilson Andrade e os secretários Ivo Leal (Várzea Alegre), Geomácia Pinheiro (Milhã) e Joana Maciel (Fortaleza).

Eventos com esse caráter, juntando o campo jurídico com o da saúde, são importantes para uma melhoria constante nos serviços prestados. “É emocionante ver o mundo jurídico abraçado com o mundo da saúde. É importante aproveitar esses dias de encontros para discutirmos e aprofundarmos todas as problemáticas que enfrentamos na área da saúde pública, tão massacrada e sofrida, que procuramos a todo custo fazer com que as normas constitucionais e infraconstitucionais se materializem, tanto nas questões da gestão, dos recursos humanos, do acesso, do controle social, dos direitos, do financiamento e da cidadania”, exclamou Isabel Porto, presidente de honra do Congresso.

Participando do evento, o secretário de saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, comentou sobre essa aproximação de agendas. “É importante este momento para que possamos nos reunir com o jurídico para discutir melhor as politicas públicas voltadas para a população”, finalizou.

Responsável por ministrar palestra, o prefeito Roberto Cláudio Bezerra foi enfático ao apresentar números importantes nos casos de atendimentos em Fortaleza. “Aqui em Fortaleza nós temos 1.1 milhão de usuários do Bilhete Único, nós também temos 230 mil alunos na rede municipal, que juntando com o pai e a mãe, a educação tem como ‘cliente’ aproximadamente 690 mil pessoas.”, comentou.

  • A gente estima que hoje na cidade tenha aproximadamente 90% da população que é usuária do SUS, o número gira em torno de 2.3 milhões de pessoas que dependem única e exclusivamente dos serviços públicos de saúde. Isso mostra que em termo de escala, o segundo serviço público mais importante para a população alcança menos da metade do universo demográfico da saúde

    Roberto Cláudio Bezerra

    Prefeito de Fortaleza

Na programação de hoje, a partir das 16 horas, Rilson Andrade, vice-presidente do COSEMS/CE, presidirá a Mesa Redonda: Ideias que Fazem a Diferença no SUS.


Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE

Fernando Cruz / Mário Cabral / Pedro Luna
Telefone: (85) 3101.5444

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *